Abaças

Abaças
Vila Real



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"abacas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Abaças é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Real, com 18,86 km² de área e 1.074 habitantes (2001). Das 30 freguesias do concelho, é a nona em área, a 16.ª em população residente e a 21.ª em densidade populacional (56,9 hab/km²).

Localidades

Inclui no seu território os seguintes lugares: Abaças (sede), Bujões, Fontelo, Jorjais, Magalhã e Vilarinho do Tanha. Magalhã e Jorjais (não confundir esta com a aldeia homónima da freguesia de Mouçós) são lugares meeiros, isto é, partilhados com a freguesia de Andrães.

História

Abaças recebeu foral de D. Sancho I (24 de Abril de 1200), através do qual se estabeleceu o termo (município) de Abaças, com delimitação difícil de estabelecer, por já não existirem muitos dos topónimos aí referidos. Abaças continuou a ser município pelo menos até ao século XV, quando D. Afonso V confirma todos os privilégios e liberdades concedidos à vila (Ordenações Afonsinas). No entanto, segundo as Memórias de Vila Real, em 1530 consta já como uma freguesia do concelho de Vila Real; o mais provável é o concelho de Abaças ter sido extinto no início do século XVI, aquando das Ordenações Manuelinas.

Tal como todas as demais terras pertencentes aos Marqueses de Vila Real, Abaças passou em 1641 para a posse da Coroa, quando o Marquês e o seu herdeiro foram executados sob acusação de conjura contra D. João IV. Em 1654, passou a integrar o património da recém-criada Sereníssima Casa do Infantado, situação que se manteve até à extinção desta, aquando das reformas do Liberalismo.

A antiga família Lobo Barbosa de Vila Real, à qual pertence o Morgado de Nossa Senhora da Vitória de Paúlos que vivia em Vila Real, no Campo do Tabolado, hoje Avenida Carvalho Araújo, foi uma marca importante nesta freguesia. Os Mesquitas Pintos eram outra família de referência em Abaças, Morgados de Abaças e Senhores do Palácio de São Jacinto em Vila Real. A pedra de armas desta família encontra-se na Capela do Espírito Santo, na Quinta de Prados. Esta família possuía também, em Abaças, um solar com brasão encimado por uma coroa de conde, que marcou a união dos Morgados de Abaças com os condes de Borbela.

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República, III Série de 14/08/2001

Armas

Escudo de ouro, uma espada em guarda de azul, guarnecida de vermelho, entre dois cachos de uvas de vermelho, folhados de verde, em chefe e dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ABAÇAS – VILA REAL".

Bandeira

De azul, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Aba\u00e7as","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.