Adelino Manuel Martins de Pina, nasceu em Loriga, há quase sessenta anos, no Beco de São Genês (Bairro de São Genês).
De Loriga partiu para a guerra colonial, onde teve a sorte de não ter de andar com espingarda, pois os dois anos foram passados na cidade do Luso, no Leste de Angola. Pouco tempo depois de regressar a Portugal foi tentar a sorte na Alemanha, onde pensava passar apenas alguns anos. Deu-se bem por lá e lá ficou com a família. Nas férias vem a Portugal e passa a maior parte do período de descanso com as suas gentes, na sua terra.
No entanto, o seu amor pela sua terra natal é notório, levando-o a elaborar um site onde recolheu uma considerável quantidade de informações sobre a sua terra. Trata-se de um dos mais completos locais na Internet, se não mesmo o melhor, para obter informações sobre Loriga, as suas gentes, os seus costumes, tradições e memórias. Um verdadeiro trabalho de historiador, que serve ainda para homenagear o seu pai.
Segundo refere no seu site:
Há longos anos que tenho procurado e registado muito da História de Loriga. A razão de a divulgar, é partilhá-la com os outros que, tal como eu, adoram LORIGA, sua querida terra.
Por isso, tendo em vista essa partilha e, numa homenagem a Loriga, elaborei esta Homepage, através deste universo electrónico, para que possa chegar a qualquer Loriguense espalhado pelas cinco partes do mundo.
Encontro-me há muito radicado na Alemanha e a todos os Loriguenses saúdo com amizade
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Loriguenses - Artigo raiz
- João Rhânia
- António Brito Amaro
- Joaquim Pinto Ascensão
- Joaquim Pinto Gonçalves
- Irene Almeida Abreu
- Emília Mendes de Brito
- António Cardoso de Moura
- Carlos Pinto Ascensão
- Carlos Simões Pereira
- Joaquim Augusto Amorim da Fonseca
- Joaquim Pina Moura
- Adelino Manuel Martins de Pina
- Augusto Luís Mendes
- Padre Theotónio Luiz da Costa
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Para o senhor Adelino Pina
Na longínqua Alemanha onde se encontra,seleccione melhor as fontes,refira-as no seu site porque quem faz a pesquisa em Portugal merece reconhecimento,e não copie asneiras como se fossem verdades absolutas,apenas porque foram escritas pelos padres A ou B.
É fácil brilhar e fazer auto-promoção à custa do trabalho que outros fazem a muitas centenas de quilómetros de distância!…Mais grave ainda é deturpar a história, ignorar propositadamente
os últimos dados obtidos e já amplamente divulgados, usar ambiguidade e contradição e publicitar ideias erradas, ridículas e até insultuosas para Loriga, como se fossem verdades absolutas!
O Adelino Pina não passa de um trolha que se limita a copiar e mal o que outros escreveram e ou que lhe enviaram para a Alemanha! Não tem nem nunca teve capacidade para pesquisar seja o que for e sofre de uma grande iletracia como se pode verificar pelos textos que estão no site que lhe é atribuído. Nem o site foi feito por ele, apesar das facilidades dadas pelo domínio onde está alojado, porque não tem nem nunca teve conhecimentos de informática suficientes.
É incapaz de reconhecer as suas incapacidades e, com uma enorme ingratidão e falta de dignidade, tudo faz para ficar com os créditos alheios, tudo fazendo para que lhe sejam atribuídos esses créditos, tendo tido para isso a ajuda de alguma gentalha da sua laia! Como se isso não bastasse, e com a ajuda dessa gentalha, coloca comentários na internet para atacar quem realmente merece esses créditos, e até o livro de visitas do site que lhe é atribuído serve para isso! O caso mais vergonhoso de roubo de créditos a seu favor e de ataque contra quem tem esses créditos é o que se passa na Wikipédia com o artigo sobre Loriga!
Agora apeteceu-me chamar-te a atenção, ó Adelino Pina;
Quando um trolha se arma em intelectual sai asneira, e no teu caso é recorrente! A propósito, vê lá se deixas de ficar com os louros do trabalho dos outros e te demarcas daqueles que te atribuem coisas que nunca fizeste nem és capaz de fazer, e que nunca soubeste nem sabes ! Tem pelo menos um bocadinho de dignidade !…
Para começar o Adelino Pina devia referir quem lhe construíu o site e quem lhe deu apoio nesse aspecto pois ele não tinha nem tem conhecimentos de informática suficientes para criar e manter um site. Ninguém lê em lado nenhum o nome de quem o apoiou e tem apoiado!
Depois devia referir quem lhe enviou os dados porque ele nunca teve capacidade nem conhecimentos e é incapaz de fazer qualquer pesquisa, muito menos de história, e além disso vive na Alemanha. Quase todo o conteúdo do site foi-lhe enviado de Portugal, mas ninguém lê em lado nenhum os nomes das pessoas que o ajudaram!
Além de tudo isso, e no seguimento da sua habitual forma de agir em que gosta de ficar com os créditos alheios, temos para o confirmar o caso vergonhoso do artigo sobre Loriga na Wikipédia, em que mais uma vêz lhe são atribuídos créditos que nunca teve, sendo referido como fonte de um artigo com o qual nunca teve nada a ver! Mas, mais uma vêz o Adelino Pina actua sem qualquer dignidade, entrando num jogo sujo em que se pretende retirar os créditos a quem os tem para ser ele a recebê-los! É um caso grave, em que gente sem escrúpulos pretende tirar créditos a quem os tem para os entregar a outra pessoa com quem essa gente mais simpatiza! E se o Adelino Pina tivesse escrúpulos e dignidade não seria cúmplice dessa situação e já se teria demarcado da mesma!
TODOS os comentário acima são do único indivíduo que tem dor de cotovelo de quem realmente arregeça as mangas e trabalha por e para Loriga. Mas não é só inveja do sr. Adelino, é de todos os outros loriguenses. Só Loriga tem 1300 habitantes e fora já deve ter o dobro e todos são maus. António Conde: se um dia mordes a língua, morres do veneno que deitas. Respondo porque sou a única pessoa que ainda fala com os pobres (de espírito, de integridade e de bons valores) na esperança que recuperem a sanidade o mais breve possível.
Esta gentalha de Loriga não desiste de prejudicar a imagem desta vila e dos seus naturais, como é o caso autor do comentário anterior e dos amiguinhos do "senhor" retratado neste artigo ! Ele e os seus amigos, e Toininho Conde é o mais um dos recentes pseudónimos de Adelino Pina ! Tem vergonha !!!
E eis que o adelino pina surge novamente, desta vêz uzando o pseudónio Toininho Conde. Até parece que está no livro de visitas do site que lhe fizeram onde tem o hábito de inventar comentários, geralmente de auto-elogio, colocados por pessoas fictícias. Mas o pior são as personalidades em que ele inventa para colocar por aí comentários de caca que só prejudicam Loriga e os loriguenses, comentários motivados pela inveja que tem do seu alvo favorito a quem traíu. A propósito, ele que diga quem teve o trabalho de arranjar e lhe enviar o que está no site que lhe fizeram. Além disso, que diga publicamente para retirarem o seu nome e o nome do site que lhwe fizeram das fontes do artigo sobre Loriga existente na Wikipédia porque ele não tem nada a ver com aquilo !!! É muito fácil brilhar à custa do trabalho alheio, neste caso do trabalho do Sr. António Conde, e para confirmar o seu mau carácter ainda coloca comentários contra este grande Loriguense, e até o livro de visitas do site que lhe fizeram já serviu para isso !
Alguma da “lógica” dos BURROS, pseudohistoriadores tais como o Doutor de Albarda e outros pseudoloriguenses que há décadas prejudicam a imagem desta bela e histórica vila: A história, a etimologia e a filologia dizem que Loriga é nome de couraça e que a palavra deriva do latim Lorica que tem o mesmo significado, mas os BURROS de Loriga dizem que é mentira e que é uma vergonha que não deve ser recordada no brasão. Precisamente por Loriga derivar do latim Lorica é que os naturais desta bela e histórica vila podem ser tratados por loricenses, mas como os BURROS de Loriga têm vergonha do nome da sua terra e das suas origens dizem que o gentílico loricense é um insulto, equivalente a alguém chamá-los “filhos da puta” ou algo pior. Segundo eles os fundadores de Loriga eram anedóticos atrasados mentais e por isso fundaram a povoação no Chão do Soito, um local onde jamais poderia florecer com sucesso qualquer povoação, e mais tarde um deles mais inteligente que os demais terá exclamado: – Estamos a ser burros, vamos mudar-nos para ali que é melhor! Mudaram-se para a colina entre ribeiras (onde de facto a povoação foi originalmente fundada) e assim acabou a “Loriga provisória” no Chão do Soito, mas graças aos BURROS não acabou a sua entrada no mundo das anedotas. Outras povoações próximas de Loriga e também antigas, receberam forais nos primeiros dois séculos da nacionalidade, Valezim e Sandomil, por exemplo, receberam forais no século XIII, mas os BURROS acham que no imponente vale glaciar de Loriga só havia calhaus, e apenas no século XVI (1514) habitava aqui gente em número suficiente para justificar a atribuição de um foral, que os BURROS pseudohistoriadores afirmam ser o único. O santo padroeiro de qualquer localidade é sempre o orago da igreja matriz e da paróquia, no caso de Loriga é Santa Maria Maior desde o século XIII, mas os BURROS acham que em Loriga as devoções, os padroeiros e as invocações são apenas uma questão de modas, e que nesta vila existe a tradição de desprezar, esquecer e trocar padroeiros, devoções e invocações. Numa localidade normal os naturais têm orgulho do nome e da história da sua terra, mas segundo os BURROS Loriga é diferente e os BURROS desta vila têm vergonha da história e do nome da sua terra, acham vergonhoso que esta vila tenha nome de couraça e de haver uma Loriga no brasão da vila, também por isso em 2002 quiseram trocar a Loriga por uma cruz, para condicionar o pároco local e para fazer crer que os católicos loriguenses também têm vergonha do nome da vila tal como eles, uma forma farisaica de instrumentalizar para fins políticos e pessoais a fé dos naturais desta bela e histórica vila, confirma a extrema falta de caráter dos responsáveis por esta vergonha, e em 2018 também quiseram eliminar a Loriga do brasão. Para cúmulo os BURROS de Loriga não se limitam a terem vergonha da história e do nome desta vila, também têm vergonha por Loriga estar situada no coração da Serra da Estrela onde é uma estrela, uma das localidades mais antigas, uma das mais importantes e uma das mais belas da serra, e onde está situada a única estância de esqui existente em Portugal, e por isso em 2018 também quiseram eliminar a estrela de ouro do brasão da vila. Aliás, há décadas que tentam inutilmente, teimosamente e criminosamente impor uma ilegal aberração heráldica, que incrivelmente e impunemente usam formalmente como se fosse o brasão legal e oficial de Loriga, e há décadas que maltratam quem se opôe a essa vergonha, inclusive com insultos e calúnias na internet. Perante a reação negativa dos loriguenses que reprovaram os brasões de 2002 e de 2018 do Zeca Maria e do Doutor de Albarda, e como são mentirosos, os responsáveis por esta vergonha tentaram responsabilizar a Comissão de Heráldica da AAP pela porcaria que fizeram, e em ambos os casos disseram e escreveram que os loriguenses estão obrigados e condenados a habituarem-se a um brasão que detestam, que os envergonha e que não honra Loriga, dizendo que esse brasão não pode ser alterado. A Comissão de Heráldica da AAP não tem culpa dos brasões de merda de 2002 e de 2018, ambos são os brasões que os pseudoloriguenses quiseram! Estes pseudoloriguenses são extremamente ignorantes e incompetentes, sempre colocaram as suas motivações mesquinhas pessoais acima dos interesses e da imagem de Loriga, e são os únicos responsáveis por toda esta vergonhosa questão da heráldica e pela porcaria de resultado que arranjaram. Como não gostam da sua terra e sempre desprezaram a importância da heráldica acham que qualquer porcaria serve para brasão de Loriga desde que seja da autoria do Zeca Maria ou de um dos seus amigos, capangas e ou lacaios, e acham que os loriguenses têm que o aceitar ainda que não gostem. Ao contrário do que eles dizem e escrevem, inclusive com a publicação de uma mentirosa “história do brasão de Loriga” da autoria do Doutor de Albarda, a alteração pode ser feita pela Junta de Freguesia de Loriga. É triste constatar que os loriguenses têm medo do Zeca Maria e dos seus capangas e lacaios, os quais têm maltratado, insultado e caluniado, inclusive em comentários publicados na internet, quem defende a imagem de Loriga e a imagem dos Loriguenses e se opôe á vergonhosa questão da heráldica que eles criaram e teimam em manter há décadas, e aos vergonhosos brasões do Zeca Maria de 2002 e de 2018. E porque os loriguenses têm medo do Zeca Maria e dos seus capangas e lacaios, havendo um cerrado controle através de manobras de intimidação e de condicionamento fáceis de realizar no meio pequeno e deprimido de Loriga, não houve uma oposição frontal e declarada nem em 2002 nem em 2018, e é a segunda vez que a Junta de Freguesia de Loriga corrige e ou não dá seguimento à porcaria feita pelo Zeca Maria nesta matéria, mas por medo apenas e após a saída do Zeca Maria da autarquia. etc , etc.
Ver aqui esta vergonha na verdadeira História do Brasão de Loriga:
loriguense files wordpress com/2010/01/historia-do-brasao-de-loriga-pequeno-resumo-do-caso-que-arrasou-a-imagem-de-loriga-e-a-imagem-dos-loriguenses.pdf , tiagodacruz blogs sapo pt/2343.html?page=30#comentarios
www facebook com/cruz.serra.da.estrela
Adelino Pina, Adelino Manuel Martins de Pina, mais conhecido por Fariseu Alemão, faz parte da escumalha invejosa loriguense, que tem prejudicado a imagem desta vila e a imagem de quem nela nasceu. Nunca fez nada de relevante por Loriga nem tem qualquer relevância e empresta o nome a um site que nem sequer criou apesar das facilidades de alojamento e construção, é que o Tosco Fariseu Alemão Adelino Pina ignorante tem escassos conhecimentos de informática, e essa ignorância contribuiu para ser desmascarado. Sem caráter, camaleão, catavento, invejoso, mentiroso e ladrão de créditos, procura agradar sempre a Deus e ao Diabo, está literalmente cagando para a sua terra e o seu único objetivo sempre foi a promoção pessoal. Insulta e calunia os alvos da sua inveja, Loriguenses que têm mais caráter e capacidades do que ele e que ao contrário dele fizeram e têm feito muito por Loriga. Entre muitas outras coisas que entram nos foros criminal e das patologias psiquiátricas, tem feito uma guerra suja para defender uma ilegal aberração heráldica que nunca foi nem pode ser brasão, mas "achando" ser o brasão de Loriga, doa a quem doer e, não olhando a meios, tem insultado e caluniado quem diz o contrário, inclusive em comentários na internet pseudoanónimos ou com pseudónimos, começando pelo site que assina. Puro fingimento e por isso não mexeu uma palha quando o seu amigo e mentor Zeca Maria arranjou os brasões de Vale da Cruz em 2002 e das Espigas e do Carreto do Doutor de Albarda em 2018 que iriam substituir o pseudobrasão que diz defender. A realidade é que está cagando para a imagem da sua terra e dos seus conterrâneos, e para ele o brasão de Loriga até pode ter um cagalhão no meio desde que tenha sido idealizado por um dos seus amigos. Saiba mais sobre este tosco invejoso Fariseu Alemão que arrasa a imagem de Loriga e a imagem dos loriguenses:
loriguense.files wordpress com/2010/01/adelino-pina-o-fariseu-alemao-faz-parte-do-tipo-de-escumalha-e-gentalha-invejosa-que-ha-muito-tempo-prejudica-loriga.pdf , loriguense files wordpress com/2010/01/historia-do-brasao-de-loriga-pequeno-resumo-da-vergonha-que-arrasou-a-imagem-de-loriga-e-a-imagem-dos-loriguenses.pdf , loriguense files wordpress com/2010/01/historia-do-brasao-de-loriga-tiago-da-cruz.pdf , tiagodacruz blogs sapo pt/2343.html?page=32#comentarios , www facebook com/CRUZ.SERRA.DA.ESTRELA