Águeda

Águeda
Sub-região Baixo Vouga



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"agueda","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Águeda é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, Região Centro e sub-região Baixo Vouga, com cerca de 14.504 habitantes. Ergue-se a 15 metros de altitude. Dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.

É sede de um município com 335,3 km² de área e 49.912 habitantes (2006) (Densidade: 148,9 h/km²). Está subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e por Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e por Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.

Águeda foi elevada à categoria de cidade em 1985, pela lei nº30/85, de 14 de Agosto. Além desta cidade, o concelho inclui três vilas: Aguada de Cima, Fermentelos e Mourisca do Vouga.

Freguesias

As freguesias de Águeda são as seguintes:

Economia

A cidade é um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira. Tem muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A actividade económica merece-lhe o epíteto de «terra das ferragens» por ser este, a par do fabrico de motociclos o sector industrial privilegiado.

Um número considerável das freguesias do concelho estão inseridas na região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e o seu leitão assado.

Geminações

A cidade de Águeda tem geminações com:

  • Rio Grande, Brasil (desde 16 de Novembro de 1993)
  • Bissau, Guiné-Bissau (desde 10 de Março de 1995)
  • Ferrol, Espanha (desde 26 de Agosto de 1999)
  • Sint-Gillis-Waas, Bélgica (desde 25 de Agosto de 2000)

Gastronomia

O Leitão assado à Bairrada é com certeza o mais famoso pitéu das redondezas, mas não fica muito à frente da doçaria: pastéis de Águeda, barriga de freira, fuzis e sequilhos. Além das padas da Veiga. Outros pratos, como a chanfana, rojões, carne de carneiro ou cabra à lampantana ou caldeirada de peixe completam a gastronomia local, acompanhados pelos vinhos e espumantes das caves da Bairrada.

Festas e romarias

Festa de São Sebastião

Realiza-se no primeiro fim de semana de Junho. São Sebastião é uma figura muito popular, embora a sua história e martírio gozem de reduzidos testemunhos críticos. No velho e tradicional Bairro da Venda Nova, encravado no centro da vila situa-se a capela do Mártir São Sebastião, cujas tradições remontam de longa data. O povo da Venda Nova diz que o Santo é muito vingativo devido a um grupo de indivíduos que deitou a antiga capela abaixo, que existiu no largo da Venda Nova, e que todos eles ficaram aleijados das pernas e o que tinha levado o púlpito para sua casa , morreu num incêndio. Na véspera da sua festa, à noite, era costume fazerem grandes fogueiras no largo. Toda esta tradição desapareceu, mas mantêm-se as Festas Anuais de São Sebastião, que não são realizadas no mês de Janeiro, dia esse celebrado pela Igreja, mas sim num domingo do princípio do Verão.

Feriado municipal

O feriado municipal é celebrado na segunda-feira a seguir ao Domingo do Espírito Santo (Festa de São Geraldo em Bolfiar)

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"\u00c1gueda","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.