Albardo

Albardo
Guarda



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"albardo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Albardo é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 3,82 km² de área e 181 habitantes (2001). Densidade: 47,4 hab/km².

flickr:4867393672

A freguesia de Albardo estende-se por uma área aproximada de 380 ha não lhe sendo anexo nenhum povoado. Dista da cidade mais alta do país, cerca de 18 kms, situada em direcção a Espanha. A sua paisagem é agreste, característica do interior. A freguesia é uma pequena aldeia recatada e rústica, situada num outeiro com domínio de todo o vale envolvente. Apresenta características específicas, entre as quais a divisão das propriedades que é feita com pequenos muros de pedra.

A rede viária intra e inter-freguesia, que também faz a ligação com a sede de concelho, é considerada razoável. Os transportes públicos que servem a aldeia são o comboio e o autocarro que são considerados suficientes.

A freguesia de Albardo congrega 138 alojamentos familiares (2001), sendo a maioria construída em granito. As gentes de Albardo são caracterizadas por “pessoas dadas” e que se relacionam com facilidade; no entanto, as povoações que lhe são vizinhas, como Vila Fernando, Pousade, Rochoso e Marmeleiro são as que mais beneficiam da sua humildade e generosidade.

História

No que se refere às origens da freguesia, não existem dados históricos relevantes, mas sabe-se que a sua criação é muito antiga e consta-se que a sua história é baseada numa lenda que passa de boca em boca de geração em geração. Sabe-se que em tempos idos, Albardo foi anexa de Vila Fernando.

Pensa-se que, nos finais do século XVII, Albardo possivelmente já com estatuto de freguesia, possuía 30 casas e 120 habitantes. Albardo teve origem na Quinta da Barda, local pertencente à freguesia de Vila Fernando. Do passado de Albardo pouco se sabe, mas, segundo alguns habitantes, há lendas que falam de uma anta e de um menir, bem como de umas antigas termas, que aqui teriam existido. Mas são, até agora, apenas e só lendas, à espera que alguém as venha investigar.

Lenda

A lenda típica da freguesia, datada possivelmente, do século XVIII, que foi sendo transmitida, oralmente, de geração em geração, é a Lenda da Tentação de Lúcifer, relacionada com a origem da festa de Albardo. Conta a lenda que alguém terá, supostamente, desafiado Lúcifer, indo ao encontro dele numa mina algures, onde se dizia haver algo de estranho. Ao chegar ao local e após lançar algumas expressões em atitude de desafio, esse alguém sentiu um peso às costas. No meio da aflição em que se encontrava, evocou o menino de Deus, ao que terá ouvido a resposta: "O que te valeu foi teres-te agarrado às barbas desse gajo". Ao regressar a casa, a pessoa ofereceu a festa em honra do Menino de Deus, festa essa que o povo manteve, tendo havido, ao longo dos anos duas interrupções, cada uma delas cerca de dois ou três anos, tendo depois a população retomado a tradição.

População

Actualmente, Albardo tem menos de 200 habitantes, dos quais 10% são crianças e jovens, 40% são adultos em idade activa, e os restantes 50% são idosos.

A sua população tem vindo a decrescer gradualmente desde 1960, devido principalmente ao factor da emigração; pois trata-se de uma povoação, cujas principais actividades económicas são: a agricultura de subsistência, a construção civil, a pecuária e o pequeno comércio; o que anula as perspectivas da população jovem, de um futuro com mais oportunidades de emprego, vendo-se obrigados a deixar a sua terra, trazendo consequências graves para o índice populacional da povoação, evidenciando-se uma diminuição progressiva da taxa de natalidade.

Associativismo

Esta freguesia é dotada de infraestruturas em quantidade apreciável:

  • Campo de Futebol – utilizado essencialmente no Verão na prática do futebol
  • Salão de Convívio/Festas – onde, durante o ano, são organizados alguns bailes que servem de divertimento à população
  • Parque de Diversão Infantil junto ao Calvário no Largo da Igreja, o qual proporciona alguns momentos de lazer aos alunos que frequentam a Escola Primária desta freguesia.

Ao nível associativo, destaque para a Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Albardo criada essencialmente para concretizar um dos anseios e necessidades desta povoação: a construção do Centro de Dia/Apoio Domiciliário para fazer face às necessidades da freguesia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Albardo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.