Alcanede é uma freguesia portuguesa do concelho de Santarém, com 106,18 km² de área e 5.048 habitantes (2001). Densidade: 47,5 hab/km².
História
Na época romana, a região de Alcanede constituía o limite ocidental do território da colónia escalabitana, ponto de passagem de um percurso romano secundário.
D. Afonso Henriques doou a vila de Alcanede a Gonçalo Mendes de Sousa e os respectivos direitos eclesiásticos ao Mosteiro de Santa de Coimbra, no ano de 1163. Em 1179 a guarnição do castelo ajuda D. Fuas Roupinho a desbaratar a incursão almóada ao Castelo de Porto de Mós e em 1187 D. Sancho I faz doação do castelo de Alcanede à Milícia de Évora, futura Ordem de Avis. D. Fernando ordena a realização de obras no Castelo de Alcanede, as quais decorriam em 1370. Não obstante a nomeação, em 1372, de Vasco Fernandes de Camões (presumível ascendente de Luís de Camões) como Alcaide-mor do Castelo de Alcanede, a vila levanta-se em favor do Mestre de Avis, tal como referido pelo cronista Fernão Lopes. D. Manuel confere-lhe foral em 1514.
Em 1580 o município faz a entrega da Vila a Filipe II de Espanha. Por essa época, D. António, Prior do Crato, terá sido acolhido em Alcanede, na sua fuga para fora do país. Em Julho de 1679 o Padre António Vieira estadia em Alcanede, como é revelado pela sua correspondência com o diplomata Duarte Ribeiro de Macedo. Em 16 de Julho de 1719, o povo de Alcanede amotina-se contra os impostos exigidos pela Ordem de Avis, marchado sobre Lisboa, onde obtém o favor de D. João V. Não sofreu danos de monta no terramoto de 1755.
No decurso da terceira invasão francesa, entre Novembro de 1810 e Março de 1811, a Vila é ocupada e pilhada pelas tropas de do 8º corpo do exército de Massena. Após a revolução de 1820 a Câmara de Alcanede adere ao novo regime liberal e jura as bases da Constituição. Durante a Patuleia (1846) Alcanede e a sua região foram palco de confrontos entre as forças cartistas e setembristas.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Santarém - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários