Alcanede

Alcanede
Santarém



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alcanede","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Alcanede é uma freguesia portuguesa do concelho de Santarém, com 106,18 km² de área e 5.048 habitantes (2001). Densidade: 47,5 hab/km².

História

Na época romana, a região de Alcanede constituía o limite ocidental do território da colónia escalabitana, ponto de passagem de um percurso romano secundário.

D. Afonso Henriques doou a vila de Alcanede a Gonçalo Mendes de Sousa e os respectivos direitos eclesiásticos ao Mosteiro de Santa de Coimbra, no ano de 1163. Em 1179 a guarnição do castelo ajuda D. Fuas Roupinho a desbaratar a incursão almóada ao Castelo de Porto de Mós e em 1187 D. Sancho I faz doação do castelo de Alcanede à Milícia de Évora, futura Ordem de Avis. D. Fernando ordena a realização de obras no Castelo de Alcanede, as quais decorriam em 1370. Não obstante a nomeação, em 1372, de Vasco Fernandes de Camões (presumível ascendente de Luís de Camões) como Alcaide-mor do Castelo de Alcanede, a vila levanta-se em favor do Mestre de Avis, tal como referido pelo cronista Fernão Lopes. D. Manuel confere-lhe foral em 1514.

Em 1580 o município faz a entrega da Vila a Filipe II de Espanha. Por essa época, D. António, Prior do Crato, terá sido acolhido em Alcanede, na sua fuga para fora do país. Em Julho de 1679 o Padre António Vieira estadia em Alcanede, como é revelado pela sua correspondência com o diplomata Duarte Ribeiro de Macedo. Em 16 de Julho de 1719, o povo de Alcanede amotina-se contra os impostos exigidos pela Ordem de Avis, marchado sobre Lisboa, onde obtém o favor de D. João V. Não sofreu danos de monta no terramoto de 1755.

No decurso da terceira invasão francesa, entre Novembro de 1810 e Março de 1811, a Vila é ocupada e pilhada pelas tropas de do 8º corpo do exército de Massena. Após a revolução de 1820 a Câmara de Alcanede adere ao novo regime liberal e jura as bases da Constituição. Durante a Patuleia (1846) Alcanede e a sua região foram palco de confrontos entre as forças cartistas e setembristas.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alcanede","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.