Alcaria

Alcaria
Fundão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alcaria-fundao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Alcaria é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 21,51 km² de área e 1.271 habitantes (2001). Densidade: 59,1 hab/km².

Localidades
Além de Alcaria, a freguesia conta ainda com as seguintes localidades:

  • Pesinho
  • Espanadeira
  • Cruzamento ou Cruzal
  • Souto Alto
  • Fadagosa

Toponímia

O seu nome parece provir do vocábulo de origem árabe Al-garia, que significa a aldeia, um pequeno povoado. No entanto, não significa que tenha sido fundada pelos Mouros, uma vez que a região não foi habitada por muito tempo por eles nem deles resta o menor vestígio. O termo Alcarial pode também significar um sítio onde apareceram ruínas muitíssimo antigas ou vestígios arqueológicos, o que parece justificar-se.

História

Podemos pois concluir pelos vestígios arqueológicos encontrados que esta freguesia já foi habitada nos tempos pré-romanos e romanos, provavelmente no Sítio do Covão. Todavia a actual Alcaria não pode reivindicar a sua fundação nesses tempos; será antes um produto do repovoamento operado nos primórdios da Monarquia, aí pelo segundo quartel do século XII, na sequência do desenvolvimento da Covilhã, a cujo termo pertenceu até 1747, passando desde então a pertencer ao concelho do Fundão.
Nos censos de 1758, era constituída por 86 fogos e 293 habitantes, não tendo ainda lugares nem anexas. Em 1895, passou a fazer parte da freguesia o Pesinho, sendo actualmente constituída ainda pelos lugares denominados Espanadeira, Cruzamento ou Cruzal, Souto Alto, e Fadagosa.

Em 1991, segundo os censos realizados então era constituída já por 630 alojamentos, cerca de 500 fogos e 1.255 habitantes

Heráldica

Brasão

Escudo de ouro, dois cômoros de verde moventes de um contra-chefe ondado de prata e azul de três tiras; em chefe, lábaro de São João Baptista, de prata, com cruz de vermelho e debruado do mesmo, entre duas telhas de vermelho, tudo posto em pala. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ALCARIA - FUNDÃO".

Bandeira

Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Festas e romarias

  • Festas da Aldeia no primeiro fim de semana de Setembro

Património

  • Capela de Nossa Senhora das Necessidades
  • Igreja Paroquial

Bibliografia

"O Concelho do Fundão Através das Memórias Paroquiais de 1758", de Dr. Joaquim Candeias da Silva

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alcaria","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.