Alcorochel

Alcorochel
Torres Novas



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alcorochel","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Alcorochel é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Novas, com 8,54 km² de área e 880 habitantes (2001). Densidade: 103,0 hab/km².

Alcorochel situa-se num planalto, 10 Km a sul da sede concelhia. Beneficia, no que toca a acessos principais, da A1 e A23. Constituída por três lugares, tem Nossa Senhora da Purificação como Padroeira.

Toponímia

Alcorochel é nome árabe, com origem em Al Corujal, que significa Coruja. Esta designação prende-se com o facto de, outrora, terem existido muitas aves deste tipo na área onde se situa a Freguesia.

História

Povoada desde tempos muito anteriores à Nacionalidade, como o comprovam os artefactos neolíticos encontrados e a toponímia de origem árabe, Alcorochel desempenhou papel de relevo durante os primeiros séculos da nossa monarquia. A fundação da sua confraria, em 1212, revela a fixação medieval da freguesia. Ao mesmo tempo, os restos da muralha de uma antiga fortificação, ainda visíveis no início deste século, fazem supor a remota existência de um castelo.

Esta pequena povoação cresceu no Canto do Sirval e, para nascente, até ao Outeiro, onde outrora existiu uma pequena ermida. A partir de certa altura, o povoado alongou-se para todos os quadrantes: Casal Craveiro e Casal das Machadas, Casal do Fojo, Vale da Coelheira, Casal da Charneca, Casal São Pedro, Casais Novos e Casal Salgado. Topónimos que, na sua maioria, denotam colonização posterior, quando a pressão demográfica obrigou à conquista de terrenos de charneca. Nos inícios do século XVI, a povoação contava com 200 habitantes, não cessando este número de aumentar.

Economia

  • Agricultura, pecuária (gado ovino e caprino), panificação, carpintaria, construção civil, fundição, comércio e serviços

Festas e Romarias

  • Festa da Padroeira (2 de Fevereiro)
  • Festa Pagã (Primeira semana de Agosto)
  • Festa de Verão (2, 3 e 4 de Agosto)

Feiras: Feira Jovem (Abril)

Património

  • Igreja matriz
  • Ponte romana
  • Casas tradicionais
  • Pastos verdes

Colectividades: Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Alcorochel e Associação dos Caçadores de Alcorochel

Gastronomia

  • Ensopado de enguias, migas, ensopado de borrego, sopa de pedra e requentado

Artesanato

  • Ferraria e olaria pintada à mão

Colectividades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alcorochel","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.