Aldeia do Mato

Aldeia do Mato
Abrantes



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"aldeia-do-mato","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Aldeia do Mato é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 31,40 km² de área e 560 habitantes (2001). Densidade: 17,8 hab/km².

Localizada a noroeste do concelho, a freguesia da Aldeia do Mato tem como vizinhos as freguesias do Souto a nordeste e a leste, São Vicente a leste, Rio de Moinhos a sul e Martinchel a oeste, o concelho de Constância a sudoeste e, a norte, é ribeirinho da barragem de Castelo de Bode, cuja margem oposta pertence ao concelho de Tomar.

É a 8ª freguesia do concelho em área, a menos populosa (19ª) e a 17ª em densidade demográfica.

História

Calcula-se que a sua existência seja anterior ao século XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, devido à quantidade de lenha existente. No passado, a grande fonte de rendimento desta Freguesia eram as oliveiras e o pinhal. A construção da Barragem de Castelo do Bode em 1951, levou ao desaparecimento dos campos de oliveiras que foram entretanto inundados.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Aldeia do Mato","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.