Aldeias

Aldeias
Armamar



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"aldeias-armamar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Aldeias é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 5,34 km² de área e 376 habitantes (2001). Densidade: 70,4 hab/km².

Criada por Decreto Lei de 13 de Junho de 1947, a freguesia de Aldeias está situada na vertente norte do monte chamado Fraga da Pena e dista cerca de 5 quilómetros da sede do concelho de Armamar, no distrito de Viseu. O seu orago é Nossa Senhora do Loureiro.

Localidades

  • Aldeia de Cima
  • Fraga da Pena

História

O povoamento do território da freguesia é anterior ao século XI, atingindo mesmo épocas pré-romanas. O topónimo do lugar de Fraga da Pena teve origem num castelo antigo, “Pena”, assente numa rocha, “Fraga”. O topónimo Aldeias, apesar de ser bastante antigo, não é o primitivo. A povoação chamou-se Aldeia de Santa Maria, no século XIV, sendo no século anterior apenas Santa Maria, até que ficou só Aldeia, chamada de Baixo para a distinguir de uma Aldeia, a de Cima, que correspondia à “villa” de Bustelo. Santa Maria era uma ermida anterior ao século XIII e Bustelo é o diminuitivo medieval de “busto”, vocábulo alusivo à vida pastoril, pois designa pastagem; a actual freguesia de Aldeias corresponde às antigas Aldeia de Cima e Aldeia de Baixo.

O repovoamento de Aldeias fez-se depois da conquista do castelo de Armamar, em 1058. Nesta altura, Egas Moniz era foreiro de vastos locais e propriedades. Ainda nos inícios da Nacionalidade, o território da actual freguesia estava mal povoado e mal cultivado, ocupado em grande parte, por natureza silvestre, daí que documentos do século XII, mencionem terrenos “in virgine”. A presença da Ordem do Hospital na história da freguesia de Aldeias deve-se à doação a esta ordem, da honra de Fontelo, que fora de Egas Moniz, por D. Urraca Sanches, que a herdara do marido, neto de D. Egas. Em 1389, Estêvão Anes doou ao Mosteiro de Salzedas uma “quintã” com casas na “Aldea de Sancta Maria”.

Economia

Aldeias é uma freguesia essencialmente agrícola, sendo esta a actividade que maior contributo dá para a economia local.

Colectividades

A nível cultural esta é uma freguesia de antigas tradições, em actividades musicais, culturais, recreativas e desportivas. De grande relevo na freguesia é a Fanfarra de Aldeias.

Festas e Romarias

  • Nossa Senhora do Loureiro (último fim-de-semana de Julho)
  • Dia da Freguesia (31 de Maio)

Património

  • Igreja paroquial
  • Capela de Santa Ana
  • Capela do Senhor do Bonfim
  • Capela da Senhora da Guadalupe
  • Capela da Senhora da Conceição
  • Capela de São Miguel
  • Capela-Mor de Aldeias
  • Torre da Igreja Matriz

Gastronomia

  • Anho e cabrito assado e bolo podre

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Aldeias","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.