Aldoar

Aldoar
Porto



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"aldoar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Aldoar é uma freguesia portuguesa do concelho do Porto, com 2,36 km² de área e 13 957 habitantes (2001). Densidade: 5 914,0 hab/km².

História

Aldoar tem origens remotas, anteriores aos Romanos, provavelmente num castro ou povoado galaico. Noutros tempos, esta povoação estava a meio caminho entre o Porto e Bouças, que é a nossa actual Matosinhos. Por aqui passava a estrada que saía do Porto e chegava a Bouças, e que hoje desapareceu, encoberta em parte pela rua da Vilarinha. Aldoar era então atravessada por vários regatos e ribeiros, a maioria dos quais entroncava num ribeiro, a Ribeira de Aldoar, que corria pela actual Avenida da Boavista indo desaguar ao mar, junto ao Castelo do Queijo.

A vila de Aldoar era muito campestre, uma vila de quintas, cuja principal ocupação era a terra, e era de Aldoar que saiam muitos dos produtos hortícolas que depois eram vendidos no Porto, para matar a fome dos portuenses. Mas a cidade veio-se expandindo, e a aldeiazinha desapareceu, sendo incluída oficialmente na cidade do Porto a 21 de Novembro de 1895. Desde então, tornou-se parte da malha urbana da cidade. O urbanismo foi incrementado com novas zonas habitacionais e transportes.

Actualmente, a freguesia mistura o mundo rural com o urbano. Tem crescido muito a todos os níveis, e mostra progressos. A nível de equipamentos,o Hospital Psiquiátrico Magalhães Lemos e o Parque da Cidade, dos mais bonitos espaços verdes do Porto e o maior Parque Urbano da Europa.

Património

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Aldoar","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.