Alenquer

Alenquer
Sub-região Oeste



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alenquer","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Alenquer é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região Oeste, com cerca de 8.900 habitantes.

É sede de um município com 302,18 km² de área e 44.791 habitantes (2006), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Cadaval, a leste pela Azambuja, a sul por Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos, a sudoeste por Sobral de Monte Agraço e a oeste por Torres Vedras.

Freguesias

Toponímia

Alenquer de "Alen Ker" significa "A vontade de Alão". O Cão alano, uma raça conhecida pelas suas qualidades na caça e combate, continua a proteger a vila de Alenquer no seu brasão. Alenquer foi fundada por mulçumanos e conquistada por D. Afonso Henriques. Recebeu foral em 1212 da infanta D. Sancha, filha de Sancho I de Portugal.

Existem duas versões distintas acerca da derivação do nome da vila de Alenquer.

Uma das versões conta que D. Afonso Henriques se deparou com uma cidade fortemente defendida pelos mouros e decidiu conquistá-la. Diz-se que na manhã em que o rei decidiu tomar o castelo, indo o rei cristão com o seu séquito tomar banho no rio e fazer as suas correrias, viram que um cão grande e pardo que vigiava as muralhas do castelo e que se chamava Alão, calou-se e lhes fez muitas festas. El rei tomando isso por bom presságio decidiu começar o ataque ao castelo dizendo o "Alão Quer". Estas palavras serviram para futuro apelido da vila.

A outra versão, conta que o cão chamado Alão era encarregado de levar as chaves na boca, todas as noites, pela muralha fora até á Casa do Governador e os cristãos aproveitando os instintos do animal, prenderam uma cadela debaixo de uma oliveira à vista do cão que galgou o muro entregando as chaves aos portugueses.

Estas lendas não tem algum fundamento até agora provado, mas o que é certo é que o brasão da vila, tem um cão preso a uma oliveira o que parece confirmar a lenda.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alenquer","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.