Alferce

Alferce
Monchique



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alferce","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Alferce é uma freguesia portuguesa do concelho de Monchique, com 95,31 km² de área e 512 habitantes (2001). Densidade: 5,4 hab/km².

História

A povoação de Alferce é muito antiga, muito provavelmente de épocas anteriores ao século XIII, reflectindo uma toponímia de origem árabe. Uma das raízes etimológicas que lhe está intimamente associada é a palavra "al-faris", que significa cavaleiro, existindo assim uma forte possibilidade de Alferce ser uma terra de cavaleiros. Relacionando esta teoria com a arquitectura militar islâmica, existente no Cerro do Castelo de Alferce, ao qual estudos recentes apontam para que este desempenhasse em tempos uma função geoestratégica de vigilância e segurança às actividades esconómicas do sector agro-pecuário e da população residente.

Ainda neste âmbito do património construído, importa realçar a presença de alguns moinhos de água e de vento e a própria arquitectura da aldeia de Alferce, com destaque para a Igreja Paroquial.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alferce","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.