Alverca do Ribatejo

Alverca do Ribatejo
Vila Franca de Xira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alverca-do-ribatejo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Alverca do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 17,89 km² de área e 29.086 habitantes (2001). Densidade: 1 625,8 hab/km². Faz fronteira a norteste com a freguesia do Sobralinho, a noroeste com o Calhandriz, a oeste com Bucelas (no concelho de Loures), a sul com Vialonga e o Forte da Casa, e a leste com o rio Tejo. Tem por orago São Pedro.

Alverca teve foral em 1160 e foi sede de um município extinto em 1855. O pequeno concelho era formado pelas freguesia de Alverca e Santa Iria de Azóia. Foi elevada a cidade em 9 de Agosto de 1990.

Alverca é uma cidade em desenvolvimento constante, chamada de "cidade verde" (devido ao elevado número de espaços verdes e ruas arborizadas), cheia de novos atractivos. É um grande ponto de passagem a nível ferroviário e automóvel. Os grandes atractivos da cidade são o Museu do Ar, e a Igreja dos Pastorinhos, que encerra o segundo maior carrilhão da Europa e o terceiro do mundo. Apesar de não muito divulgada, a cidade de Alverca trata-se de uma "cidade dormitório" bastante interessante a vários níveis, de que há a assinalar também o Jardim Álvaro Vidal, algumas vistas sobre o Tejo e a Lezíria raras na Grande Lisboa, e também a sensação de qualidade de vida e surpresa a cada esquina que a cidade fornece ao visitante. Foi elevada a cidade em 1990, sendo a primeira localidade a obter o estatuto de cidade sem ser sede de concelho.

Uma das características de Alverca é a sua ligação à História da Aviação Portuguesa. Aí se instalou em 1919 o aeródromo militar e as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico. Também foi em Alverca que funcionou o primeiro aeroporto internacional português, denominado Campo Internacional de Aterragem, que serviu Lisboa até à inauguração do Aeroporto da Portela em 1940. Demograficamente Alverca é mais populosa do que Vila Franca de Xira.

Património

  • Portas de Lisboa
  • Pelourinho manuelino
  • Núcleo Museológico de Alverca
  • Museu do Ar
  • Igreja dos Pastorinhos
  • Igreja de São Pedro
  • Igreja da Misericórdia
  • Marco de Légua, EN. 12-1ª, km. 16,850 ou Marco da IV Légua

Junta de Freguesia

A sede da Junta de Freguesia situa-se na Rua Dr. Miguel Bombarda nº 23, em pleno centro histórico de Alverca, num palacete construído pelo monarca Conde de Farrobo, o qual foi recuperado após 17 meses de obras (iniciadas em Dezembro de 2003) e reinaugurado na data simbólica de 25 de Abril de 2005. Um candeeiro de lustres colocados no hall de entrada confere um ar imponente ao antigo palácio pombalino bem como outro idêntico no salão nobre. Os lustres já iluminaram a sala mais nobre da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e foram oferecidos à freguesia.

Foi recuperada a estrutura de suporte da cobertura e do sótão que foi aproveitado para arquivo e sala de reuniões num espaço acolhedor onde predomina a madeira. As fachadas e o interior do prédio foram remodelados e foi construída uma nova rede eléctrica com um moderno sistema de iluminação. O edifício pombalino foi construído pelo Conde de Farrobo que nunca o chegou a habitar. Em 1850, o prédio foi adquirido por Joaquina Ferreira e foi no local que o filho da proprietária, Domingos Ferreira realizou algumas reuniões com republicanos. O farmacêutico explorou a farmácia instalada no rés-do-chão e foi um dos impulsionadores de vários movimentos que emergiram em Alverca.

Em 1983, José Sabino Lopes, antigo autarca e director do jornal Notícias de Alverca, era o único herdeiro do imóvel e resolveu vendê-lo a um preço simbólico à junta de freguesia para que a autarquia o reconstruísse e para que o valioso património histórico fosse preservado como uma memória da cidade. Foram feitas algumas obras para a instalação da sede da junta que funcionou em condições precárias durante muitos anos.

Mais de 20 anos depois do imóvel ter vindo à posse da autarquia, o palacete é agora mais funcional e acolhedor para funcionários, eleitos e utentes.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alverca do Ribatejo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.