Arcozelo

Arcozelo

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"arcozelo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


Arcozelo é uma freguesia de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Tem a área de 7, 82 Km2. É limitada, a Norte, pela freguesia de Gulpilhares, a Poente, pelo Oceano Atlântico, a Norte e Leste, pela de Serzedo e a Sul, pela de S. Félix da Marinha.

Situam-se, em Arcozelo, as praias da Granja, de Miramar e da Aguda, consideradas das melhores estações balneares do Norte do País.

O topónimo Arcozelo, que dá o nome à freguesia, é frequente no Norte do País e tem uma origem arqueotoponímica, isto é, está relacionado com elementos materiais, designadamente, pedras, fortificações, etc. Deriva do termo latino. "arcucellu", de arcus, arco. Assim, "Arcocellu" seria um pequeno arco que passaria sobre um pequeno curso de água, tendo surgido, pela primeira vez, em 1050.

Avulta, entre os outros topónimos o actual Enxomil, de origem germânica e antroponímica, com possível origem no século VI (época suévica). Em 1070, aparece como "Ansemir", derivado do genitivo Ansemiri da villa de Ansemirus, nome de um Abade que vivia, em 973, sucedendo-lhe as versões "Ancsemir" (1113), "Arsemyl" (1365), "Emjumil" (1713) e com a actual designação. (1758).

Arcozelo é hoje uma comunidade moderna, voltada para o progresso e para o futuro, dada a sua magnífica situação geográfica, junto ao mar e banhada por copiosos e abundantes cursos de água, que fazem da sua terra um solo ubérrimo.

Há, na freguesia de Arcozelo, um vasto conjunto de unidades industriais, com grande tradição das actividades de ferraria e de serralharia, vindas já do século XIX.

Ao longo de todo o século, foram criadas sucessivas empresas ligadas à construção civil de maior ou menor dimensão e que tem empregado muitas centenas de trabalhadores e tem realizado inúmeras obras na região e no resto do País.

Como é natural numa zona com as características de Arcozelo, há um vasto número de estabelecimentos de hotelaria, de restauração, de mercearia, nomeadamente alguns supermercados, para além de um variado número de estabelecimentos dedicados à venda de diversos produtos.

A rede de escolas primárias e de outros graus de ensino foi significativamente alargada e foram criadas escolas de formação de professores.

Há, em Arcozelo, um elevado número de instituições vocacionadas para a cultura, educação desporto, recreio, assistência, deficiência, protecção civil, defesa do património, que têm desenvolvido uma notável acção ao serviço da comunidade.

Rasgada por muitas e vastas janelas para o mundo, através das rodovias antigas e modernas e das ferrovias de século e meio, está esta terra aberta para o mundo, sem perder a genuinidade e autenticidade, herdadas dos seus maiores.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Arcozelo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Arcozelo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.