Arcozelos

Arcozelos
Moimenta da Beira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"arcozelos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Arcozelos é uma freguesia portuguesa do concelho de Moimenta da Beira, com 8,56 km² de área e 744 habitantes (2001). Densidade: 86,9 hab/km².

A freguesia estende-se desde a Ribeira de Leomil, a sul de Moimenta, até à quinta de Porquinhas, a confrontar com Caria e Rua. Desce pelas matas do temido Verdeal e toma posse dos campos férteis e amenos da Ribeira do Tedinho, até aos limites de Baldos e de Fornos. A sua posição geográfica determina o clima: frio e agreste no inverno e quente e seco no verão.

Localidades

Toponímia

A etimologia do nome poderia derivar do latim arcus cellus que significa arquinho. Frei Joaquim de Santa Rosa Viterbo, regista no seu elucidário a palavra "Cabo" com o significado de "fim, limite último ou baliza", concluindo-se assim que o Arcozelo do Cabo foi em tempos remotos um arco ou sinal que marcava o termo de um território. O topónimo Arcozelo da Torre é proveniente de uma torre senhorial aqui levantada com o intuito de recolher o cereal pago pelos moradores ao Senhor da Terra.

História

Freguesia mais antiga que os povos que a formam, apareceu no século XV ou XVI, como simples capelania da Vila da Rua. Pertenceu ao extinto concelho de Caria passando para o de Moimenta da Beira em 1834. A sede de freguesia era na altura o Arcozelo do Cabo, onde foi criada a primeira escola, que passa em 1885 para o Arcozelo da Torre.

Toitam é o povo mais antigo dos Arcozelos, certamente anterior ao século XII, possivelmente erigido a partir do velho Castelo de Caria.

Heráldica

Parecer emitido em 02 de Junho de 2005 pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e que foi estabelecido, nos termos da alínea q) do nº 2 do artigo 17º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, publicado no Diário da Republica nº 220 de 16 de Novembro de 2005. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com nº 353/2005.

Brasão

Escudo de azul, duas abóboras de ouro, com pé de prata; em chefe, torre de prata lavrada, frestada e aberta de vermelho; em campanha, ferrinhos de prata, com cordão de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ARCOZELOS - MOIMENTA da BEIRA».

Bandeira

Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Arcozelos - Moimenta da Beira».

Festas e romarias

As festas são de cariz religioso, com missa e procissão em honra da padroeira Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas. No aspecto profano sobressaem com os arraiais com música, baile e fogo de artificio.

  • Festa de Santa Bárbara - Realiza-se no mês de Agosto, em Arcozelo do Cabo.
  • Festas de Arcozelo da Torre - Têm lugar nos dias 7, 8 e 9 de Setembro em Arcozelo da Torre.
  • Festivais de Folclore

Feiras

  • Feira de São Francisco - Realiza-se nos dias 3 e 4 de Outubro. Para além da venda tradicional das feiras, esta tem como tradição o gado, venda de carne de porco, "marrã", compra e venda de burros e variados produtos agrícolas.

Património

  • Capela de Nossa Senhora do Carmo (Arcozelos) - Nessa capela encontram-se as imagens de Nossa Senhora dos Remédios, em mau estado de conservação, e de São Francisco de Assis, e dois painéis pintados em madeira: um representa dois mártires franciscanos e outro representa São João Baptista. Encontra-se em ruínas.
  • Antiga Igreja Matriz de Arcozelos (do século XVII, encontra-se em ruínas) e Fonte cavada na terra, chamada Fonte dos Baptizados, onde existe uma pedra colocada na parede representando um marco ou um sinal (Arcozelo do Cabo)
  • Capela de Santo António (Arcozelos) - Possui um altar em talha dourada, estilo barroco, ladeado de imagens de arte sacra.
  • Capela de Nossa Senhora da Conceição (Arcozelos) - Capela particular que contem uma fachada com uma porta de arco românico em abóbada de berço.
  • Santa Eufémia (Arcozelo da Torre)
  • Capela do Mártir São Sebastião (Arcozelos)
  • Capela de Nossa Senhora da Cabeça (reconstruída há pouco tempo)
  • Museu Etnográfico de Arcozelos - pertencente à ARCA (Associação Recreativa e Cultural Arcozelense)

Associativismo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Arcozelos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.