Arganil é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região Pinhal Interior Norte, com cerca de 4.000 habitantes.
É sede de um município com 332,13 km² de área e 12.973 habitantes (2006), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a nordeste por Seia, a leste pela Covilhã, a sul por Pampilhosa da Serra e por Góis e a oeste por Vila Nova de Poiares.
Freguesias
As freguesias de Arganil são as seguintes:
- Anceriz
- Arganil (freguesia)
- Barril de Alva
- Benfeita
- Celavisa
- Cepos
- Cerdeira
- Coja
- Folques
- Moura da Serra
- Piódão
- Pomares (Arganil)
- Pombeiro da Beira
- São Martinho da Cortiça
- Sarzedo
- Secarias
- Teixeira
- Vila Cova de Alva
Geografia
O enquadramento geográfico do Concelho de Arganil determinou uma grande heterogeneidade no que concerne ao relevo que o caracteriza. Aliada à paisagem característica das bacias hidrográficas do Rio Alva e do Rio Ceira, que delimitam o Concelho a Norte e a Sul respectivamente, surge com maior predominância a paisagem serrana, dominada pela sumptuosa Serra do Açor, situada em plena Cordilheira Central.
“…os vales fundos em que normalmente o rio se espraia alternam com serras abruptas, umas vezes agrestes, outras repletas de vegetação.”
Regina Anacleto
Os principais cursos de água existentes no Município – Rio Alva e Rio Ceira – e os seus afluentes apresentam-se como extraordinárias condições naturais que permitiram o surgimento de diversas praias fluviais, localizadas em diferentes pontos do Concelho de Arganil, as quais constituem locais muito aprazíveis para os apreciadores.
Na Serra do Açor o xisto prevalece e apresenta-se como um elemento fundamental que em muito contribui para, por força natural ou por obra do Homem, moldar a beleza da paisagem, que é fortalecida pela presença em alguns locais, de espécies características da flora outrora predominante nas encostas xistosas do Centro de Portugal, como sejam o castanheiro, o sobreiro, o carvalho, a aveleira, a nogueira e a cerejeira.
A Mata da Margaraça, integrada na Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor está classificada como Reserva Natural da Rede Nacional de Áreas Protegidas e Reserva Biogenética do Conselho da Europa, e constitui uma relíquia da cobertura florística da região. A Área de Paisagem Protegida compreende igualmente a Cascata da Fraga da Pena, recanto de rara beleza que as majestosas quedas de água enaltecem, e que está classificada como Reserva de Recreio.
História
As inúmeras referências históricas ao Concelho de Arganil levam-nos ao seu passado ancestral e longínquo, existindo testemunhos arqueológicos que remontam a uma das mais antigas fases da história da humanidade, o Calcolítico – Necrópole dos Moinhos de Vento - e à Época Romana – Acampamento Militar Romano da Lomba do Canho.
O primeiro foral de Arganil data de 25 de Dezembro de 1114, tendo sido atribuído por D. Gonçalo, Bispo de Coimbra. Em 08 de Junho de 1514, aquando da reforma dos forais, o rei D. Manuel concedeu nova carta de foral a Arganil.
A atestar a história de Arganil está, também, o seu património arquitectónico com particular evidência para a Capela de São Pedro – classificada como Monumento Nacional -, o Mosteiro de Folques, o Túmulo de Mateus da Cunha (na Igreja Matriz de Pombeiro da Beira) e a Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, classificados como Imóveis de Interesse Público. Para além destes, também a Aldeia Histórica do Piódão (Imóvel de Interesse Público), a Benfeita (localidade que integra a Rede de aldeias-do-xisto), os Centros Históricos de Arganil, Coja e Vila Cova de Alva constituem núcleos arquitectónicos de relevante valor, sem esquecer a importância afectiva que o Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto tem para todos os arganilenses.
Feiras
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Pinhal Interior Norte - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários