Arganil (freguesia)

Arganil (freguesia)
Arganil



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"arganil-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A freguesia de Arganil, situa-se praticamente no centro do concelho de Arganil, no sopé da Serra do Açor e é uma das dezoito freguesias que o integram. A sede, situa-se na margem esquerda do Rio Alva e é atravessada pela ribeira de Folques. Dista da sede de distrito, Coimbra, cerca de 58 km, cujos acessos rodoviários mais importantes, são a E.N. 17, a 8 km, ou em alternativa o I.C.7, que dá acesso ao I.P3, a cerca de 12 km.

Arganil, sede de um Concelho que se espalha por um «mare magnum» de serranias, ondulações, penhascos de caprichoso recorte, um corpo de inigualável beleza, teve o seu primeiro foral em 1114, concedido por D. Gonçalo, Bispo de Coimbra, e renovado por D. Manuel em 1514.

Localidades anexas

A Freguesia, além da sede, engloba os seguintes lugares:

Alagoa, Aveleira, Barrosa, Cadavais, Carvalhas, Casal de São José, Gaeiras, Liboreiro, Lomba, Maladão, Nogueira, Pereiro, Ponte da Valbona, Rochel, São Pedro, Salão, Sarcina, Senhor da Ladeira, Torrozelas, Valbona, Vale do Cordeiro, Vale Nicolau, Vale da Nogueira e outros isolados.

Heráldica

Brasão

Em chefe, uma estrela de ouro que representa Nossa Senhora do Montalto, pela qual a população de Arganil nutre grande devoção. Arcada de três arcos quebrados, de prata, lavrados de negro que representa a capela de São Pedro, assim como todo o património cultural e edificado da freguesia. Campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras que representam os locais de interesse turístico e a beleza natural e paisagística da freguesia, que vê passar no seu território o rio Alva.

Bandeira

Escudo de verde, coroa mural de prata de três torres e listel branco, com a legenda a negro: "FREGUESIA DE ARGANIL".

Tradições

Festas e romarias

  • Festas em honra de São Pedro, em São Pedro, no último fim de semana de Junho ou primeiro fim de semana de Julho
  • Santa Isabel, no segundo Domingo de Julho
  • São Tiago, no Rochel
  • Nossa Senhora da Salvação em data móvel em Julho
  • Nossa Senhora da Saúde, na Lomba
  • São Joaquim, no Maladão, em data móvel em Agosto
  • Nossa Senhora do Mont'Alto entre 13 e 15 de Agosto
  • Sagrada Família, no Casal de São José, em data móvel em Setembro
  • Santo António, na Nogueira, no penúltimo ou último Domingo de Agosto
  • Nossa Senhora da Conceição a 8 de Dezembro, na vila

Anualmente, para além destas festas de cariz religioso, realizam-se outras como o Aniversário da Comissões de Melhoramentos, ou outros convívios.

Feiras

Realiza-se de 5 a 8 de Setembro a Feira do Mont'Alto, a mais importante do Concelho, onde há transacções comerciais de toda a espécie, incluindo gado e artesanato de cobre, barros, cestas, palitos e colheres de pau, acompanhadas de música, exposições de pintura e escultura, cançonetistas nacionais, grupos de folclore, filarmónicas, etc.

Semanalmente, às quintas-feiras realiza-se o mercado.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Arganil (freguesia)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.