Armando Pinto

Armando Pinto
Rande

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"armando-pinto","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"rande","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

Armando Pinto é historiador, escritor, autor de diversas obras literárias, e cronista. Desempenhou atividade pública como dirigente associativo, foi o principal impulsionador da elevação da Vila da Longra e criador do museu local da Casa do Povo. Foi considerado o principal monógrafo de Felgueiras pelo jornal Poetas & Trovadores de Guimarães.

Armando Pinto
Armando Pinto

Natural do concelho de Felgueiras, onde nasceu e reside na freguesia de Rande, na então povoação e hoje vila da Longra. Foi administrativo de saúde por profissão desde 1976, durante 36 anos integrado no quadro do Centro de Saúde de Felgueiras (ARS Porto) e desempenhando funções de responsável da Unidade-Extensão de Saúde da Longra, até que a partir de 2013, por motivos de saúde, pediu transferência para a sede do ACES Tâmega III-Vale do Sousa Norte (Agrupamento de Centros de Saúde do Vale de Sousa, da ARS Norte), em Lousada, de onde passou à situação de aposentado profissionalmente em finais de 2014.
Nas horas vagas gosta de escrever e de realizar investigação histórica. Escreveu alguns livros, quase sempre em edição de autor, motivo que leva a não ter mais obras publicadas. Foi entretanto publicista no jornal O Porto, órgão oficial do F C Porto, entre 1974 a 1980, e da revista Mundo Azul, do Conselho Cultural do F C Porto, entre 2009 e 2010. É desde os anos setentas colaborador de imprensa local, por carolismo, tendo colaborado em diversas publicações de Felgueiras e do Vale do Sousa, além de autor de boletins locais da Junta de Freguesia de Rande e da Comissão da Fábrica da igreja de S. Tiago de Rande, sendo presentemente, desde 1996 até à atualidade, colaborador do Semanário de Felgueiras (jornal que patrocinou a grande obra monográfica "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras"), periódico onde escreve crónicas de teor histórico e artigos de índole local.
Desenvolve ainda trabalho publicista na área da blogosfera, dirigindo, como autor e gestor, dois blogues de diferenciada temática: um, intitulado “Longra Histórico-Literária” (longrahistorico.blogspot.com/), e outro chamado “Memória Portista” (memoriaporto.blogspot.com), ativados a partir de Junho de 2012, em subdivisão substituta de um anterior blogue denominado “Lôngara-Actividade Literária e Memória Alvi-Anil". Em idealização como espaços de encontro de interessados nos respetivos temas, por interesse cultural e de registo e divulgação de assuntos correspondentes.

Esteve envolvido em diversas actividades de carácter associativo e cultural, sendo então presidente da Associação Casa do Povo da Longra, na qual fundou um Rancho Folclórico Infantil, um Grupo de Cavaquinhos, etc. entre outras iniciativas.

Armando Pinto, de nome completo José Armando da Costa Pinto, nasceu em seis de Julho de 1954, é casado, pai de um casal de filhos, ambos já casados e avô de dois netos, também.
(atualização em 2015)

Obras publicadas

É autor, entre diversos títulos, dos livros:

  • Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras, publicado em 1997
  • Associação Casa do Povo da Longra - 60 Anos ao Serviço do Povo, em 1999
  • Sorrisos de Pensamento, 2001
  • Elevação da Longra a Vila, 2003
  • Padre Luís Rodrigues - Uma Vida de Prece Melodiosa, 2004
  • São Jorge de Várzea - História e Devoção, 2006
  • Futebol de Felgueiras - Nas Fintas do Tempo - 1932/2007, em 2007
  • Destino de Menino, 2012
  • Luís Gonçalves: Amanuense-Engenheiro da Casa das Torres, em 2014.
  • História de Coração, 2015.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Armando Pinto","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Rande, escritor historiador longra, -Armando Pinto","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.