Artigo sobre a Sra da hora

Artigo sobre a Sra da hora

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"artigo-sobre-a-sra-da-hora","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


Senhora da Hora é uma cidade portuguesa do concelho de Matosinhos, com 3,80 km² de área e cerca de 30 000 habitantes. Densidade: 7 301,8 hab/km².

Foi sede de uma freguesia extinta (agregadora) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com São Mamede de Infesta, formar uma nova freguesia denominada União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora.

Foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009. A sede da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora é a Senhora da Hora. Um erro administrativo é que trocou os nomes.

Em 1514, Aleixo Francisco mandou construir uma capela: a capela de Nossa Senhora da Hora. Estavam, assim, lançadas as sementes para a Festa da Senhora da Hora que, durante séculos, e ainda actualmente, trouxe a esta povoação romeiros de toda a região Norte, tal era, e é, a devoção a Nossa Senhora, que segundo consta aqui terá aparecido.

É, pois, neste lugar, que se foi criando a povoação da Senhora da Hora. Povoação esta que, em 1836, foi elevada a sede do concelho de Bouças e três anos mais tarde a Vila de Bouças.

Assim se manteve com tão importante estatuto até 1853, ano em que foi criada a Vila de Matosinhos, para onde foi transferida a sede do concelho.

Em 1893, perto da já referida capela, foi construída a famosa «Fonte das Sete Bicas», sobre a qual está gravado na pedra: "1893 Aqui apareceu Nossa Senhora da Hora, louvado seja o Santissimo Sacramento"

A Vila de Bouças volta então a ser o pequeno e simples lugar da Senhora da Hora, não conseguindo sequer ser freguesia.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Artigo sobre a Sra da hora","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Artigo sobre a Sra da hora","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.