Assafarge é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, (distrito de Coimbra, província da Beira Litoral, região Centro e sub-região Baixo Mondego), com cerca de 9,73km². A sua população (2.268 habitantes em 2001) tem vindo a aumentar de ano para ano. Situada a Sul do Mondego, é uma das 31 freguesias do Concelho de Coimbra e dista cerca de 6 km desta cidade.
Descrição
Ocupa uma região acidentada de cabeços calcários cobertos de pinhal e de floresta autóctone de sobreiros que reapareceram após os incêndios de alguns anos atrás e algumas culturas variadas, sendo constituída pelas povoações de Abrunheira, Algar, Assafarge, Carvalhais de Baixo, Carvalhais de Cima, Envibora, Fontinhosa, Palheira e Vale de Cântaro. A aldeia da "Invívora" é uma aldeia já há muito abandonada que se situa a sul da freguesia.
No censo de 2001 verificou-se na Freguesia um crescimento populacional de quase 25% sendo os residentes actuais cerca de 2.500. É de salientar um acentuado espírito associativo na Freguesia como se pode verificar pelas várias Associações existentes, com carácter social, desportivo, recreativo e cultural, nomeadamente o Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge.
Não muito longe do centro da Freguesia fica o pequeno Santuário de Santo Amaro, onde decorre no primeiro Sábado e Domingo de Agosto uma das mais concorridas romarias dos arredores de Coimbra.
Toponímia
Assafarge é nome de ressonância árabe, Assafrágea, Alçofarge e Assafargel palavra mourisca que significa marmelo ou marmeleiro. As primeiras referências à povoação remontam ao Século XII (1122) e a carta de povoamento é de 1228.
História
Tal como muitas outras povoações os fundadores de Assafarge escolheram uma colina exposta o mais possível ao sol e lá no alto ergueram o edifício sagrado, construindo aos seus pés as moradias até ao vale , protegendo para cultivo as melhores terras.
A Igreja de Assafarge é um edifício transformado ao longo dos tempos, com elementos datados entre os séculos XVI e XVII, sofrendo alterações até hoje. Antes existiria aí um outro edifício de culto mais modesto.
Mais importante que as pedra e os muros e a sua arte é sabermos quanto por ali passou a vida, no que ela tem de mais intenso, da alegria à dor. No seu interior e adro se baptizaram, casaram, rezaram, cantaram os vivos, sepultaram os mortos, para sempre ligados, formando essa centenária comunidade que faz um povo ser, ter identidade. É conhecido também que existiu numa planura transformado entre as povoações de Palheira e Algar um povoado romano de certa importância, hoje designada e inexplorada Estação Romana de São Silvestre.
Povoações
Além de Assafarge, a freguesia conta ainda com as seguintes localidades:
- Abrunheira
- Algar
- Carvalhais de Baixo
- Carvalhais de Cima
- Casa Nova
- Fontinhosa
- Palheira
- Vale de Cântaro
- Envíbora ou Invíbora (aldeia abandonada)
Património
- Igreja Matriz de Assafarge - Assafarge
- Capela de Nossa Senhora da Ajuda - Abrunheira
- Capela de Nossa Senhora da Paz - Vale de Cântaro
- Capela de São Simão - Carvalhais de Baixo
- Capela de São Silvestre - Palheira
- Ermida do Santo Amaro - Carvalhais de Cima
- Capela de Nossa Senhora da Piedade - Propriedade Particular
- Capela da Quinta da Torre - Propriedade Particular
- Capela da Quinta da Salvação - Ruínas
- Capela da Envíbora - Ruínas
- Cruzeiros, em Assafarge e na Abrunheira
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Coimbra - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários