Associação Casa do Povo da Longra

Associação Casa do Povo da Longra
Longra

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"associacao-casa-do-povo-da-longra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"longra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Instituição criada por Despacho Ministerial de 26 de Abril de 1939, esteve sempre sediada na freguesia de Rande, à povoação da Longra, actual área central da Vila da Longra, no concelho de Felgueiras.

Esta instituição derivou de anterior existência de uma outra colectividade, a Associação Pró-Longra, existente desde 1928 até à sua substituição pela Casa do Povo.

Inicialmente desenvolveu a Casa do Povo da Longra actividade relacionada com corporativismo do sector rural, cumulativamente com vertente recreativa de lazer para os associados. Em 1941 criou um Posto Médico, primeira unidade de saúde ambulatória que existiu no concelho, daí derivando o Centro de Saúde da Longra, ainda existente, agora instalado noutro edifício vizinho.

Ao longo dos anos exerceu forte influência na vivência das populações das redondezas, havendo servido de mesa de votos nas eleições do antigo regime, para as freguesias circundantes, a par com actividades culturais e formativas. Incluiu diversas versões de grupos de teatro, englobou uma formação da prática desportiva de basquetebol, proporcionou sessões de cinema, ministrou cursos de formação, etc. Após o 25 de Abril e instauração da democracia, sentiu as derivadas transformações sociais, sendo actualmente, após revitalização efectuada em 1994 e oficialização de 1996, uma Associação de fins socio-culturais.

A sua história está passada a escrito através de livro alusivo, editado em 1999, aquando do respectivo 60º aniversário. Presentemente possui, entre bens de actividade:

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Associa\u00e7\u00e3o Casa do Povo da Longra","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Longra, associa\u00e7\u00e3o casa-do-povo longra, -Associa\u00e7\u00e3o Casa do Povo da Longra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.