Instituição criada por Despacho Ministerial de 26 de Abril de 1939, esteve sempre sediada na freguesia de Rande, à povoação da Longra, actual área central da Vila da Longra, no concelho de Felgueiras.
Esta instituição derivou de anterior existência de uma outra colectividade, a Associação Pró-Longra, existente desde 1928 até à sua substituição pela Casa do Povo.
Inicialmente desenvolveu a Casa do Povo da Longra actividade relacionada com corporativismo do sector rural, cumulativamente com vertente recreativa de lazer para os associados. Em 1941 criou um Posto Médico, primeira unidade de saúde ambulatória que existiu no concelho, daí derivando o Centro de Saúde da Longra, ainda existente, agora instalado noutro edifício vizinho.
Ao longo dos anos exerceu forte influência na vivência das populações das redondezas, havendo servido de mesa de votos nas eleições do antigo regime, para as freguesias circundantes, a par com actividades culturais e formativas. Incluiu diversas versões de grupos de teatro, englobou uma formação da prática desportiva de basquetebol, proporcionou sessões de cinema, ministrou cursos de formação, etc. Após o 25 de Abril e instauração da democracia, sentiu as derivadas transformações sociais, sendo actualmente, após revitalização efectuada em 1994 e oficialização de 1996, uma Associação de fins socio-culturais.
A sua história está passada a escrito através de livro alusivo, editado em 1999, aquando do respectivo 60º aniversário. Presentemente possui, entre bens de actividade:
- Grupo Folclórico
- Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, fundado em 1994
- Grupo de Teatro, criado em 1996
- Grupo de Cavaquinhos, desde 2002
- Grupo de Fados, fixado em 2004
- Grupo-Associação de Cicloturismo de Felgueiras, inserido em 2005 na mesma instituição
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Longra - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Gostaria de encontrar uma amiga de juventude da minha mãe, que morou no Brasil e voltou para Portugal, nos anos de 1960. Esta pessoa chama-se: Maria Agostinha da Silva, o endereço para correspondência, era : Campo Belo Longra Douro. Sabia-se ser uma Quinta.Minha mãe é Marly Holl de Almeida. Retificando: Marly Almeida L. Carvalho, após o casamento.Desde já agradeço, pela cooperação.