Fundada em 21 de Março de 1922, a Associação de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (A.B.V.O.H.) nasce justamente sob o pavor das chamas.
Num dia que os mais velhos ainda guardam na memória, dezenas de populares, praticamente impotentes, assistem à deflagração de um incêndio de grandes proporções em pleno centro da vila. As chamas alastram violentamente e o edifício que albergava uma «Casa de Hóspedes» é completamente reduzido a escombros.
Mas graças ao empenhamento de verdadeiros bombeiros sem farda consegue-se, com recurso a incontáveis cântaros de água, evitar uma tragédia de maiores dimensões. O fogo devasta a pensão de Maria da Glória da Costa Barata, mas impede-se a sua propagação a outros edifícios vizinhos, nomeadamente ao local onde se encontra instalada uma farmácia de Fausto Soares.
Contudo, foi a partir desse trágico dia que alguns dos responsáveis pelos destinos do concelho perceberam que era urgente dotar Oliveira do Hospital com uma Corporação de Bombeiros. Dão-se os primeiros passos nesse sentido. Foi então que Fausto Soares, na altura o presidente da Câmara Municipal, e Aguilar Teixeira da Costa, encabeçam o movimento que vai dar origem à sua criação.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Oliveira do Hospital - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários