Associação de Solidariedade Social de São Paio

Associação de Solidariedade Social de São Paio
São Paio de Merelim

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"associacao-de-solidariedade-social-de-sao-paio","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-paio-de-merelim","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Associação de Solidariedade Social de São Paio é uma instituição da freguesia de São Paio de Merelim, concelho de Braga.

Objectivos

É uma associação de caridade sem fins lucrativos que se destina a apresentar diversas actividades junto da população (adere gente de todas as idades, na maioria idosos). É a maior promotora de eventos em São Paio de Merelim e organiza frequentemente feiras ou jantares colectivos.

História

A Associação de Solidariedade Social de São Paio nasceu da necessidade de intervir em áreas ligadas à acção social, nomeadamente no apoio às crianças, jovens e idosos. Não sendo estes os únicos grupos alvo do trabalho da Associação, são aqueles para quem esta voltou a sua atenção inicial. Fundada oficialmente em Dezembro de 2001, o trabalho da Associação prendeu-se nos primeiros tempos sobretudo com as questões burocráticas. Registada como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) desde Junho de 2002, a Associação pode, com esse estatuto, mais facilmente reivindicar apoios junto das entidades competentes.

Actividades regulares

Em relação ao trabalho directo com a população, a Associação tem apoiado iniciativas diversas com as crianças do ATL do 1º ciclo. Tem igualmente procurado manter vivas tradições diversas através da realização anual de uma desfolhada tradicional, do apoio ao desfile de Carnaval, de uma tarde de jogos tradicionais para as crianças da freguesia, de um magusto e feira de associações e da realização de uma ceia anual para idosos que conta, habitualmente, com quase cem (100) participantes.

Para angariar fundos realizou-se um Cortejo de Oferendas, um Bazar e, durante o mês de Janeiro, cantaram-se os Reis.

Projectos futuros

Os projectos futuros da Associação passam, entre outros, pela realização das seguintes actividades;

  • Centro de dia com serviço de refeições
  • Apoio mais directo às crianças
  • Apoio domiciliário
  • Criação de uma biblioteca
  • Realização de outras actividades de carácter cultural

Como colaborar com a Associação

Voluntariado

Foi graças ao voluntariado que se iniciou o funcionamento do Centro de Convívio de Idosos. Sem o apoio das diversas pessoas que colaboraram e ainda colaboram com a Associação teria sido impossível por em prática este objectivo tão importante. O facto da Associação não ter fontes de receita faz com que os voluntários ocupem um lugar primordial no seu funcionamento.

Parcerias

Têm sido de toda a importância as parcerias estabelecidas entre a Associação e outras entidades ou organismos da freguesia. Realce para a parceria com a Junta de Freguesia na aquisição de uma carrinha nova com elevador para deficientes motores e do apoio em termos de fornecimento de lanches às crianças nas diversas actividades realizadas. Têm sido igualmente importante a colaboração de outros clubes e organismos da freguesia em actividades pontuais organizadas pela Associação, colaboração essa que esperamos manter e alargar em iniciativas futuras.

O apoio da população

Foi graças ao apoio da população e de diversas empresas que a Associação conseguiu, durante estes primeiros anos de funcionamento, atingir alguns dos seus objectivos, nomeadamente a compra de uma carrinha nova e o apoio para a instalação de aquecimento central no Salão Paroquial. Apesar da actual época difícil em termos financeiros, foi graças ao contributo generosos de muita gente que se conseguiu proporcionar às crianças e aos idosos melhores condições quer de transporte, quer na permanência no Salão.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Associa\u00e7\u00e3o de Solidariedade Social de S\u00e3o Paio","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Paio de Merelim, associa\u00e7\u00e3o s\u00e3o-paio-de-merelim, -Associa\u00e7\u00e3o de Solidariedade Social de S\u00e3o Paio","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.