Um grupo de criadores e apaixonados da raça do cão de Castro Laboreiro, de diversos pontos do país, conscientes do perigo de extinção deste animal dócil, valente e extraordinário guarda, fundaram em 20 de Outubro de 2006 a Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro, (APCCL) com sede na própria freguesia de Castro Laboreiro, que conta entre os seus fins: “a defesa, preservação, selecção, promoção, divulgação e valorização” daquela raça autóctone ancestral.
A Associação é constituída actualmente por trinta e três sócios, contando-se entre eles alguns estrangeiros. A APCCL, pretende colaborar estreitamente com o Clube Português de Canicultura e outras instituições da canicultura nacional e internacional.
Dada a actual situação crítica da raça, tanto em quantidade (dados populacionais) como em tipicidade (características étnicas/fenotípicas), é urgente unir esforços e informação de forma a trabalhar com instituições e criadores com o objectivo único de conhecer, recuperar, multiplicar e divulgar o que de melhor comporta a raça.
- Blog Castro Laboreiro
- Site da Câmara Municipal de Melgaço
- Site oficial da Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro
Artigos relacionados com Castro Laboreiro
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Castro Laboreiro - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
A origem do Cão de Castro Laboreiro perde-se na bruma imemorial dos mais arrecuados tempos.
Preservamos, Recuperamos e Seleccionamos as antigas linhagens de cães de trabalho de Castro Laboreiro.
Visite-nos em: www.villalaboreiro.com
Caros amigos gostaria de entrar em contacto convosco atrás de mail (ou outra forma) porque tenho um castro laboreiro. O meu mail é: tp.opas|ordep-egroj#tp.opas|ordep-egroj
Obrigado.
Jorge Pedro