A Associação Social para o Desenvolvimento de Flor da Rosa é uma instituição de Flor da Rosa, concelho do Crato.
Origem
A Associação Social e de Desenvolvimento de Flor da Rosa iniciou a sua actividade com três elementos em 1996 embora não estivesse ainda constituída formalmente como Associação. Durante três anos organizou Encontros-Convívios em Lisboa e em Flor da Rosa promovendo o encontro dos “filhos” de Flor da Rosa que aí residem e os que, por motivos de trabalho, tiveram de deixar a aldeia. Esteve também presente dois anos na Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato (1998 e 1999). Ao longo desses três anos, os três elementos que deram forma à Associação alargaram a equipa até aos onze elementos e, finalmente, a 13 de Setembro de 1999 foram assinadas as escrituras da constituição oficial da ASDFR. Desde então, para além dos referidos encontros e participações na Feira de Artesanato, passaram a ser também desenvolvidas actividades de carácter cultural e social.
Objectivos
A Associação Social e de Desenvolvimento de Flor da Rosa surgiu da vontade de enriquecer a nossa aldeia em termos de dinamização social e cultural e de fortalecer os laços entre os “filhos” de Flor da Rosa. Nesse sentido, presentemente, a Associação tem um objectivo primordial: construir o Museu do Barro em Flor da Rosa. A olaria era a principal actividade económica da aldeia e à sua voltam giram costumes e tradições que constituem uma parte fundamental da identidade de Flor da Rosa. Pode-se até dizer que a aldeia surgiu a partir do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e se desenvolveu através da olaria. O respeito pelo passado e a sua valorização são imprescindíveis para compreender o presente e construir o futuro. A par desse objectivo central, a Associação tem vindo a desenvolver actividades que proporcionam um convívio salutar, a interacção entre diferentes gerações e a dinamização cultural da aldeia.
Ligações exteriores
Artigos relacionados com Flor da Rosa
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Flor da Rosa - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários