Aveiro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região Baixo Vouga, situada a cerca de 58 km a norte de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto. A cidade de Aveiro possui aproximadamente 60.000 habitantes, sendo a principal cidade do Baixo Vouga e a segunda cidade mais populosa do Centro de Portugal, depois de Coimbra, e um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.
É sede de um município com 199,77 km² de área e com 73.559 habitantes, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. Os municípios de Aveiro, Ílhavo, Águeda, Oliveira do Bairro e Estarreja e formam parte de uma conurbacão urbana, em adição à GAM de Aveiro, que é muito mais extensa.
É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro, e uma porção da península costeira (freguesia de São Jacinto) com quase 25 km de extensão que fecha a ria a ocidente. O município faz limites terrestres e aquáticos municipais através da Ria com Ílhavo, Estarreja e Murtosa.
Freguesias
- Aradas
- Cacia
- Eirol
- Eixo
- Esgueira
- Glória (Aveiro)
- Nariz
- Nossa Senhora de Fátima (Aveiro)
- Oliveirinha
- Requeixo
- São Bernardo (Aveiro)
- São Jacinto (Aveiro)
- Santa Joana (Aveiro)
- Vera Cruz (Aveiro)
História
- Ver artigo principal: História de Aveiro
Em finais do século XVI, princípios do XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto (veja Porto de Aveiro) e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes - muitos dos quais emigraram, criando póvoas piscatórias ao longo da costa portuguesa - e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise económica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.
Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547 , por D. João III. Por essa razão, à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro. Esse nome foi mais tarde abandonado, voltando a cidade à denominação anterior.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Baixo Vouga - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Isto é o mesmo que está na WIKIPEDIA!!!
mas obrigdo