Avelãs de Caminho

Avelãs de Caminho
Anadia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"avelas-de-caminho","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Avelãs de Caminho é uma freguesia portuguesa do concelho de Anadia, com 6,27 km² de área e 1.236 habitantes (2001). Densidade: 197,1 hab/km².

Foi vila e sede de concelho após atribuição do foral manuelino em 1514 e mais tarde depois da revolução liberal em 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 425 habitantes.

História

Toponímia

A primeira referência a Avelãs de Caminho de que há registo, remonta ao tempo de César Augusto onde se refere "Avellañum" como a região da foz do Rio da Serra. Esta região, seria, por altura da ocupação Romana, rica em Aveleiras o que lhe daria certamente aquela designação.

Daqui e até ao estabelecimento da forma final, a denominação da povoação iria passar por "Avelanas" no século X, "Avelanas de Susanas" (Avelãs de Baixo) no séc. XII. e no século seguinte encontram-se referências várias a "Avelanis de Jusanis" (Avelãs de Jusão ou a Jusante). No foral de D. Manuel I, em 1514, aparece já com uma grafia próxima da actual "Avelãs do Caminho".

O designativo "do Caminho", surge já no fínal da Idade Média, como forma de melhor identifícar o sítio dentro da zona que hoje constitui as freguesias de Avelãs de Caminho e Avelãs de Cima. O "Caminho" refere-se como já vimos à Via Romana, actual EN 1.

Romarias

Perdem-se na memória dos tempos as recordações da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

No dia 15 de Agosto de todos os anos os crentes da Bairrada e de outras zonas confinantes têm o encontro marcado e ninguém falta. A procissão é o ponto alto da romaria e, apesar dos anos, a moldura humana é cada vez maior. Os tempos modernos alteram mas não acabam com as tradições. Antigamente era comum virem muitos peregrinos a pé que permaneciam até ao final das cerimónias. Hoje os meios de transporte facilitam e a vinda já é mais próxima das cerimónias.

Esta é a maior festa da freguesia mas não é a única. No primeiro ou segundo fim de semana do mês de Maio realizam-se os festejos em Honra do Senhor dos Aflitos, junto à Capela em sua Honra. Em 13 de Junho tem lugar a festa em Honra do Padroeiro da freguesia Santo António.

Estas duas festas têm o seu espaço próprio, têm uma menor envolvência que a festa da Senhora da Saúde mas igual dignidade e serão sempre uma manifestação espontânea da fé do povo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Avel\u00e3s de Caminho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.