Banda Filarmónica da Mamarrosa

Banda Filarmónica da Mamarrosa
Mamarrosa

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"banda-filarmonica-da-mamarrosa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mamarrosa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Banda Filarmónica da Mamarrosa foi apresentada em público pela primeira vez em 31 de Dezembro de 1916. Denominou-se nessa altura Banda Escolar, por ser constituída pelos alunos da Escola Primária da Mamarrosa onde leccionava o seu Regente fundador , Jaime de Oliveira Pinto de Sousa, filho de Manuel José de Oliveira, fundador em 1879 da extinta Banda da Palhaça e irmão do professor José de Oliveira, também ele fundador em 1911 da Banda Escolar do Troviscal.

Após a morte do seu regente fundador , ocorrida inesperadamente em 1940 , passou a Banda a ser dirigida sucessivamente pelos seus filhos José, António e Orlando até que, por meados da década de setenta, culminando um processo lento de degradação provocada pela falta de uma escola de música e consequente falta de renovação dos seus efectivos bem como pela diminuição drástica de convites às bandas para realização de concertos dignos desse nome, fenómeno a que as bandas não souberam então reagir positivamente, a Banda haveria de conhecer um período menos bom da sua existência, consequência daquelas vicissitudes.

Em boa hora, porém, um grupo generoso de Mamarrosenses, alarmados com o rumo que as coisas estavam a tomar e receando o pior para a sua já sexagenária Banda , fundam, em 1978, a Associação Beneficente Cultura e Recreio da Mamarrosa com o objectivo primeiro de a revitalizar dando-lhe uma nova orientação e procurando imprimir-lhe uma nova dinâmica. É então que pela mão de dois músicos, Álvaro Ferreira e Armando Vida, mas principalmente o primeiro, pessoa de imensa generosidade, inexcedível amor à sua Banda e à sua terra, dotada de infinita paciência, começam a entrar para a Banda dezenas de jovens e crianças inoculando o sangue novo indispensável à sua desejada revitalização.

Entretanto, e com o acordo quase unânime dos componentes da Banda, decide a Direcção da Associação confiar a regência ao Dr. Silas Granjo, conhecedor profundo dos segredos da música e portador de formação universitária, e ligado por laços familiares ao fundador da Banda. Começa entãoa viver-se um período de crescente sucesso. Mercê de uma política de promoção realizada em 1988, em que ofereceu concertos em recintos cobertos às populações vizinhas, a Banda conseguiu em grande medida despertar novo interesse para este tipo de formação musical e instrumental. Em 1991 a Direcção levou a efeito as comemorações das Bodas de diamante.

Em 1992 o sonho de possuir um novo instrumental tornou-se realidade com o apoio da secretaria de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Junta de Freguesia de Mamarrosa e o empenhamento da Direcção. Em 1995 a batuta foi entregue ao Eng. Vítor Manuel Ferreira, portador do curso do Conservatório de Música na área específica de clarinete e a frequentar a licenciatura no ensino da Música na Universidade de Aveiro, ele também instrumentista da Banda desde os nove anos de idade. Após conhecer várias regências, a banda chega aos dias de hoje sob a batuta do maestro Fernando Ribeiro Lopes, pessoa dotada de formação académica na área musical e profundo conhecedor da vida filarmónica.

Fonte de Informação

Artigos relacionados com Mamarrosa

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Banda Filarm\u00f3nica da Mamarrosa","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mamarrosa, banda-filarm\u00f3nica mamarrosa, -Banda Filarm\u00f3nica da Mamarrosa","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.