A Banda Marcial de Murça foi fundada em 1870 por um oficial francês foragido da guerra Franco-Prussiana e desde então, tem sido um elemento difusor da cultura e nome de Murça.
Por ela passaram gerações de artistas, dos quais se destacam os Maestros Narciso Carvalho, Sargento Pelotas, Manuel Ferreira, Albano Pereira etc.
A escola de música da banda, "Escola Dr. Luís Borges Coelho" funciona na sua sede, tem por ano uma média de 15 alunos que garantem a continuidade da banda. Dr. José Luís Borges Coelho, maestro e músico, ilustre murcense, que por repetidas vezes já foi galardoado em festivais competitivos internacionais e agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Dirige há 40 anos o Coral de Letras da Universidade do Porto. Foi professor de disciplinas relacionadas com voz e a música vocal e coral, designadamente, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música do Porto. Entre outras Associações corais, dirigiu também o Coro do Círculo Portuense de Ópera. A música portuguesa ocupa, desde sempre e por princípio, o lugar de relevo nos programas que dirige. A Banda Marcial de Murça, no dia 18 de Junho de 2007 decidiu nos seus órgãos sociais directivos atribuir o nome deste murcense à sua escola de música. Este acto foi consumado com a entrega de uma cópia da acta por dois alunos da colectividade onde está referida a mesma deliberação.
Em 1983 foi construída a sede da banda.
Das muitas obras que a banda tem no seu rico arquivo musical, destaca-se uma "Missa de Réquiem" que data de 1884! Todos os anos a banda actua em festas, romarias e concertos, dos quais se realça um concerto no Teatro da Trindade em Lisboa, bem como actuações em Espanha, França (Lyon e Paris) e Luxemburgo.
Além disso, a banda tem colaborado em várias iniciativas do INATEL, tais como festivais de bandas por todo o país entre outras. No concerto de Natal de 2003, apresentou-se também em concerto o quarteto de clarinetes", constituído por elementos da banda.
Actualmente é constituída por 56 elementos, a maior parte deles jovens. O Maestro é o professor Heitor Barros.
Fontes de informação
Artigos relacionados com Murça
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Deviam corrigir imediatamente o nome do Maestro Manuel Pereira e Não Manuel (Ferreira) Pai do Mestre Seguinte Albano Pereira. Estes referidos Maestros e o Sargento Pelotas são os responsáveis pelos êxitos que Anos mais tarde a Banda Marcial de Murça conseguiu, mas nenhum deles tinha Formaçäo Universitária mas sim inteira dedicação a esta Banda de Murça .