Barragem de Santa Clara

Barragem de Santa Clara
Santa Clara-a-Velha

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"barragem-de-santa-clara","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-clara-a-velha","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Em Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, uma visita a não perder é à Barragem de Santa Clara, a quatro quilómetros da sede de freguesia.

Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira cobre uma área de 1.986 hectares, sendo considerada uma das maiores da Europa. Alimentada pelo Rio Mira, a partir de Santa Clara a água percorre 84,9 Km de canais, 50,4 Km de distribuidores e 309,6 Km de regadeiras.

O espelho de água de Santa Clara é dos mais fortes pontos de interesse turístico do interior do concelho de Odemira. Um passeio por este lago gigante permite observar os seus inúmeros recantos e ilhéus, quase sempre com uma paisagem de floresta como envolvência.
Nas suas águas pode-se praticar canoagem, remo ou pesca desportiva, sendo que ali abundam o achigã, o pimpão e o lagostim.
Envolvida numa deslumbrante paisagem serrana, a barragem de Santa Clara-a-Velha dá acolhimento a uma das Pousadas mais tranquilas e bonitas do país, a Pousada da Barragem de Santa Clara. Das suas varandas e piscina, a magnífica vista convida ao descanso. O edifício original onde hoje se situa a Pousada foi construído conjuntamente com a Barragem, que foi inaugurada em 1969. Após obras de restauro e ampliação reabriu em Maio de 1996 com 19 quartos, a lotação actual.

Local sossegado, torna-se ideal para os amantes da caça, pesca, dos desportos náuticos ou simplesmente para um período de descanso em perfeita integração com a natureza. Com uma situação ímpar, olhando a barragem de frente e rodeado de montes e vales, cobertos de intensa vegetação. Das suas varandas e piscina, a magnifica vista convida ao descanso.

A poucos quilómetros a aldeia de Santa Clara-a-Velha merece uma visita atenta e demorada. A aldeia, branca e florida, desenvolveu-se à sombra da Igreja de Santa Clara de Assis, conservando o seu carácter rural. Nota também para a Fonte do Azinhal, datada de 1892 e restaurada em 1995, junto da qual existe um aprazível parque de merendas. Junto da estrada de acesso à Barragem, destaque para a Ponte de D. Maria, ou Ponte Romana, como também é conhecida.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Barragem de Santa Clara","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Clara-a-Velha, barragem barragem-de-santa-clara odemira santa-clara-a-velha, -Barragem de Santa Clara","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.