Beirã

Beirã
Marvão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"beira-marvao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Beirã é uma freguesia portuguesa do concelho do Marvão, com 44,79 km² de área e 596 habitantes (2001). Densidade: 13,3 hab/km².

A freguesia tem uma estação de comboios (Marvão-Beirã) que serve a sede de concelho, Marvão.

História

A região tinha uma grande diversidade de solos e água em abundância. As férteis terras desta freguesia eram então exploradas até a exaustão pelas melhores casas agrícolas romanas. Com o fim do Império Romano, assiste-se a uma nova reorganização social e económica.

Em 1837 surge a primeira referência. Chama-se apenas sítio, existiam apenas quatro casinholas, que tinham por objectivo servir de resguardo temporário aos trabalhadores agrícolas. O episódio mais marcante da freguesia da Beirã ocorre no ano de 1878, quando se iniciam as obras de construção de um novo troço de linha-férrea. Rapidamente o sitio chamado Beirã, passa de 4 casinholas para mais de quarenta casas habitáveis e todas abarrotando de moradores, duas escolas, vários comércios, teatro e até uma sociedade de recreio familiar.

Com a chegada do comboio à Beirã, chega também a estação, e com ela vieram a alfandega, os despachantes, a guarda-fiscal, a PIDE e a família Vivas. Também esta marcou de forma indelével a economia e a sociabilidade desta aldeia. A ela se ficou a dever a construção da igreja de invocação de Nossa Senhora do Carmo, benzida em 16 de Julho de 1944. Data em que ainda hoje ocorrem as festas de verão e religiosa da nossa freguesia, ou seja, no dia 16 de Julho.

No dia 24 de Junho de 1944, é criada uma nova freguesia, que será desanexada da freguesia de Santo António das Areias, e que terá a designação de Beirã.

As referidas razões que levaram ao nascimento desta freguesia, passo a citar “Povoação fronteiriça, constituindo um importante centro ferroviário e aduaneiro, tem progredido notavelmente, aumentando a sua população de tal forma que esse facto por si só poderia justificar a desejada autonomia administrativa.

Acresce também o desenvolvimento comercial e agrícola da povoação, razões de ordem espiritual e de cultura, uma igreja, duas escolas, de três postos de ensino, sociedade de recreio e desportivas, assistência médica permanente, posto de registo civil, etc…”

No dia 24 de Julho de 2004, em cerimónia pública, foram apresentados os símbolos heráldicos da freguesia da Beirã. Três elementos gráficos pretendem definir três momentos marcantes na vida desta freguesia: uma anta, uma locomotiva e uma fonte.

Património

  • Estação Arqueológica romana da Herdade dos Pombais ou Monte da Herdade dos Pombais
  • Quinta do Penedo da Rainha

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Beir\u00e3","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.