Belver

Belver
Carrazeda de Ansiães



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"belver-carrazeda-de-ansiaes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Belver é uma freguesia portuguesa do concelho de Carrazeda de Ansiães, com 8,60 km² de área e 361 habitantes (2001). Densidade: 42,0 hab/km².

A freguesia de Belver fica situada a 2 km para nordeste da vila de Carrazeda de Ansiães, a cujo concelho pertence.

Toponímia

O próprio termo Belver indicará as belas paisagens que se podem desfrutar da povoação, já que se situa numa elevação, o "Bel(lo) Veer", isto é o local de panoramas formosos. Por outro lado, a sua anexa Mogo de Ansiães, ali numa extensão planáltica aprazível, bem perto da sede de freguesia, poderá lembrar-nos referências muito antigas, já que Mogo significa Marco de demarcação de terreno, ou de limite de termo.

É que, o termo de Carrazeda de Ansiães (antigo concelho de Ansiães - Castelo), fazia a sua partilha com o de Freixiel precisamente entre o Mogo de Ansiães e o Mogo de Malta. Para o norte era o de Freixiel (que pertencia à Ordem de Malta), e para sul o de Ansiães. Era entre os dois Mogos que se situava o limite, onde, certamente, estaria o "Mogo - Marco" que daria o nome às duas povoações contíguas.

História

É uma povoação com poucas referências antigas, mas tudo indica ter sido povoada por volta do século XII.

Em 15 de Julho de 1903 foi criada ali uma Escola Primária Masculina. Por volta de 1864-65, Belver tinha 137 fogos e 475 habitantes. Mas foi em 1950 que atingiu o máximo da sua população com 549 pessoas. O diminuir da população na década de 60 e 70 deve-se essencialmente à emigração que assolou esta região transmontana. Por outro, uma subida de 1970 para 1981, atribui-se às melhores vias de comunicação. Estas fizeram com que a anexa Mogo de Ansiães ficasse mais próxima da vila, fazendo aumentar a fixação naquele local. Até porque ali ia ter também todo o trânsito que vem de Vilarinho da Castanheira, da Lousa, Castedo e toda aquela zona já de Moncorvo, antes da estrada de Penafria / Fontelonga estar arranjada. A realidade actual demonstra que a expansão daquela aldeia se deu nos dois sentidos, ladeando a estrada, quer para os lados da vila de Carrazeda, quer para os lados de Vila Flor.

Belver, a sede de freguesia, em contrapartida, tem-se mantido estacionária, enquanto aldeia, embora com renovação de habitações e também alguma expansão nesse campo para fora do núcleo habitacional dos anos 40 e 50.

Economia

A actividade principal na freguesia é a agro-pecuária, com abundância de castanha, noz, vinho, cereal, batata, alguns pomares principalmente de maçã e gado ovino. A indústria e o comércio vão-se multiplicando, embora lentamente. Possuem quatro tradicionais oficinas de tanoaria, serração e marcenaria ainda artesanais onde se fazem pipos, engoretas, também têm fábrica de blocos, duas oficinas de mecânica, três cafés, uma bomba de combustível.

Apesar disso é na Carrazeda que vão procurando os seus empregos, sendo para ali que vão os filhos a continuar os estudos.

Património

Como pontos de interesse a visitar há a Igreja Matriz de Belver a Capela antiga e o seu peculiar altar, as plantações de pomares, a Escola Primária, as suas típicas habitações.

No Mogo de Ansiães, além da Igreja que foi remodelada, há o Cemitério Novo, a Casa do Povo, o Jardim infantil, a Escola Primária, o Centro de Dia de Nossa senhora da Saúde (ou de Mogos).

A sua fonte antiga em granito aparelhado, com as suas bicas jorrando abundante água, faz lembrar os tempos antigos onde era preciso ir ali buscar aquele precioso líquido para casa, com o cântaro à cabeça ou ao quadril. Muitos jovens aproveitavam para arranjarem os seus "encontros ou namoricos", pois a liberdade não era tanta como hoje. Mas ainda vai servindo a água fresca para quem a ela se dirige.

Personalidades

Edite Estrela nasceu em Belver a 28 de Outubro de 1949. Casada, duas filhas. É deputada no Parlamento Europeu desde Julho de 2004.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Belver","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.