Bizarril

Bizarril
Colmeal

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"bizarril","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"colmeal-figueira-de-castelo-rodrigo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Bizarril fica situado a 9 km de Figueira de Castelo Rodrigo, na freguesia de Colmeal. É um lugar encaixado entre as Serras do Cerejal e da Marofa, do lado direito da estrada que segue para Pinhel.

Perto do Bizarril existem as ruínas de umas construções que serviam para abrigar os rebanhos que vinham da Serra da Estrela aqui passar o Inverno, o povo chama-lhe “currais”. Junto do Rio Côa encontram-se as ruínas de muitos moinhos, demonstrando assim a intensa produção de cereal que se verificava nesta zona.

É precisamente no lugar do Bizarril que se situa o célebre Castelo de Monforte, que no século XII terá começado a ser construído. Perdeu toda a importância com a assinatura do tratado de Alcanizes em 1297. Nas cortes de Évora de 1414 os representantes de Castelo Rodrigo referiam-se-lhe como” local ermo”. Deste castelo hoje só existem algumas ruínas.

No centro da povoação está a Capela de Santo António, o seu singelo Altar-Mor ostenta a bela imagem de Nossa Senhora de Monforte. Aqui podemos encontrar também a primitiva imagem de Nossa Senhora de Monforte, que foi encontrada no local onde se erguia o Castelo de Monforte.

Na margem direita do Rio Côa ergue-se a o templo de Nossa Senhora de Monforte, lugar de devoção dos figueirenses. A festa em sua honra tem lugar no Domingo de Pascoela. O nome de Monforte vem do local onde está situado e das funções que desempenhava, era uma fortaleza no alto de uma colina.

Artigos relacionados com Colmeal

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Bizarril","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Colmeal, bizarril colmeal, -Bizarril","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.