Bobadela (Oliveira do Hospital)

Bobadela (Oliveira do Hospital)
Oliveira do Hospital



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"bobadela-oliveira-do-hospital","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Bobadela é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital, com 5,96 km² de área e 761 habitantes (2001). Densidade: 127,7 hab/km².

Localização

Povoação e freguesia no concelho e comarca de Oliveira do Hospital, distrito e bispado de Coimbra. Um vale de onde não se avistam outras povoações, na margem direita do rio Alva e na esquerda do rio Mondego.

História

Antigamente foi da câmara de Linhares e pertencente à Casa do Infantado, que apresentava o prior, o qual tinha de renda 300$000 reis. Foi concelho, tendo dois juízes ordinários e câmara. A terra é muito fértil e saudável.

Diz o cronista:

"Em tempos remotos Bobadela foi cidade, ou pelo menos povoação muito populosa, pelo que se vê em seus arrabaldes, em que se encontram pedras lavradas, colunas e outros objectos antiquíssimos em grande quantidade. Dentro da vila, ainda existia há anos um arco de pedra lavrada de muita magnificância e antiguidade, que indicava ser porta de muralha. Ignora-se que cidade seria ou por que nome seria conhecida."

A igreja de três naves é muito antiga, assim como a capela do Santo Cristo, que tem a parede feita de arcos hoje tapados, excepto o que serve de porta. Fica perto do adro da matriz, muito extenso, cheio de sepulturas e de grande quantidade de pedras à maneira de marcos lavrados. Aos lados, cabeceiras e pés de todas elas se vêem lavradas cruzes como as das comendas. Julgava-se que nas proximidades houve grande batalha contra os romanos ou os mouros, e que tais sepulturas pertencem aos cavaleiros lusitanos mortos na peleja. As continuas guerras da Idade Média portuguesa destruíram tanto a vila que em 1750 contava somente 78 habitantes. Mas como vila portuguesa, é antiga, pois D. Afonso III concedeu-lhe foral na Guarda em 1256 e D. Manuel I um foral novo em Lisboa em 15 de Outubro de 1513.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 634 habitantes.

Património

  • Ruínas romanas de Bobadela
  • Pelourinho de Bobadela
  • Anta do Pinheiro dos Abraços
  • Ponte romana de Bobadela ou Ponte de Bobadela

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Bobadela (Oliveira do Hospital)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.