Boelhe

Boelhe
Penafiel



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"boelhe","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Boelhe é uma freguesia portuguesa do concelho de Penafiel, com 4,83 km² de área e 1.843 habitantes (2001). Densidade: 381,6 hab/km².

Esta freguesia delimita o município a oriente. É um verdadeiro miradouro sobre as terras de Riba-Tâmega. A sua Igreja Românica é um dos mais importantes monumentos do concelho. As paisagens proporcionadas pela albufeira do rio Tâmega oferecem excelentes panorâmicas a quem visita a freguesia. Do lado de lá do rio, encontra-se Vila Boa do Bispo, do concelho do Marco de Canaveses.

História

A considerar os vestígios encontrados na região, o território que hoje pertence à freguesia de Boelhe poderá ter sido povoado desde tempos imemoriais. O povoado romano da Bouça do Ouro demonstra a antiguidade do seu povoamento. Situado junto ao rio Tâmega, foi habitado na segunda metade do século I d. C.. Era composto, ao que foi possível saber através das escavações arqueológicas realizadas desde 1990, por duas casas isoladas. Uma delas ainda era habitada, pelo menos, no século V. A Necrópole de Vale dos Mortos é de datação indeterminada e deve estar relacionada com algum povoado pré-histórico localizado nas proximidades. Os vestígios mais antigos na área da freguesia datam da Idade do Bronze. São vários achados isolados, referidos na «Revista de Guimarães» de 1951.

Inicialmente, a paróquia chamou-se São Genásio de Boelhe. O actual orago, São Gens, é um diminutivo de Genásio. O topónimo principal deriva do patronímico Bunilus, na forma do genitivo Bunili. Seria uma propriedade ou uma «vila» de Bunilis.

Património

Igreja de São Gens de Boelhe

A Igreja de São Gens de Boelhe é uma construção de época românica que remonta ao século XIII. De planta longitudinal, desenvolve-se em nave única articulada com capela-mor, mais baixa, através de arco triunfal de volta perfeita. No interior devido à depuração, apenas há a assinalar o arco triunfal, com impostas salientes.

Capela de São Miguel de Passinhos

Devido ao facto de não existir qualquer documento que permita identificar o ano da sua construção, mas com base na sua arquitectura, pode chegar-se à conclusão de que a Capela de São Miguel de Passinhos tem aproximadamente 300 anos de existência. É nesta capela que se realizam por volta do 13 de Maio as celebrações solenes em honra da Nossa Senhora de Fátima.

Outros locais de interesse

  • Parque Urbano Padre Serra
  • Ruínas Romanas da Bouça do Ouro
  • Quinta de Ordonho
  • Quinta da Granja

Festas e Romarias

  • São Gens e Nossa Senhora do Rosário (último Domingo de Agosto)
  • São Brás (primeiro domingo de Fevereiro)
  • Senhora de Fátima (segundo domingo de Maio)
  • Festa do Santíssimo Sacramento (último domingo de Julho)

Artesanato

  • Tapetes Arraiolos, ferreiros, bordados regionais

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República, III Série de 03/04/2000

Armas

Escudo de azul, portal românico de prata, lavrado e aberto de negro e um monte de três blocos de granito de prata, realçados de negro, tudo alinhado em pala. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : "BOELHE".

Bandeira

De branco. Cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Boelhe","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.