Bogas de Baixo

Bogas de Baixo
Fundão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"bogas-de-baixo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Bogas de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 33,90 km² de área e 275 habitantes (2001). Densidade: 8,1 hab/km².

Bogas de Baixo dista de 45 km da sede do concelho e agrega os lugares de Ladeira, Maxial e Urgeiro. É uma aldeia desenvolvida com muitas moradias luxuosas, ruas e estradas com boas condições para serem transitadas, ar ainda sem as cargas poluentes dos grandes centros, uma flora rica em cores e aromas. Enfim uma aldeia onde dá gosto estar.

História

Sabe-se que foi curato anexo à vigararia de Janeiro de Baixo. Encontra-se apenas uma referência à localidade no termo da Covilhã dada por D. Sancho I para a cabeça da "terra" de Trassera estabelecida ali. Nela não devia existir qualquer propriedade de privilegiados no século XIII, fossem nobres ou eclesiásticos, visto que as Inquirições de D. Dinis não fazem qualquer referência a Bogas ou semelhante, devendo ser tudo foreiro à Coroa e à Covilhã.

Património

A Capela de Nossa Senhora das Dores, santa considerada padroeira de Bogas de Baixo, está situada no Cabeço do Outeiro à entrada da povoação.

Bogas dispõe há alguns anos dum belo espaço onde as pessoas mais idosas da nossa freguesia podem passar o seu tempo fazendo tricot, pintando ou simplesmente cavaqueando com outras pessoas, almoçar e dormir uma soneca.

Festas

A festa anual de Nossa Senhora das Dores realiza-se quase sempre no primeiro fim de semana de Agosto, esperando-se a presença de todos os amantes desta terra.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Bogas de Baixo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.