Boidobra

Boidobra
Covilhã



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"boidobra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Boidobra é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 14,44 km² de área e 2.859 habitantes (2001). Densidade: 198,0 hab/km².

Boidobra foi elevada à categoria de Vila em 20 de Maio de 1993, e fica localizada a 5 km a sudeste da sede de concelho, a Covilhã, na margem direita do rio Zêzere. É limitada pela freguesia do Teixoso a Norte, pela do Ferro a Sul, a Noroeste e a Oeste pela cidade da Covilhã e a Sudoeste pela freguesia do Tortosendo. Está situada a uma altitude 435 metros.

Actualmente com 2.859 habitantes segundo os censos de 2001, dedicava-se esta população até à bem pouco tempo à indústria têxtil, mas devido à crise desta indústria a grande maioria dedica-se aos serviços. De lembrar que a população da Boidobra sempre foi rural e sempre se dedicou à agricultura, actividade que foi abandonando aos poucos.

Quando houve a grande industrialização da cidade da Covilhã, a população da Boidobra deixou em parte de trabalhar a terra para se dedicar à indústria de lanifícios. Deslocavam-se a pé até às fábricas da Covilhã com os cortes de fazenda já feitos à cabeça, substituindo-os por outros, os quais traziam para casa. Todo o trabalho era feito em casa e remunerado conforme o corte da fazenda. Ainda hoje esta actividade existe na Boidobra.

Como quase todas as terras da região da Beira Interior, Boidobra tem um clima bastante frio no Inverno e bastante quente no Verão. No Inverno temos frequentemente chuva e ventos fortes. Na parte da manhã nevoeiro cerrado devido à proximidade do rio e dos ribeiros. No Verão, sol escaldante, por vezes sem correr qualquer ar, atingindo facilmente uma temperatura de 38ºC.

No interior da vila encontramos casas antigas e degradadas, a par de casas novas. Actualmente, Boidobra tem na sua freguesia obras de muita importância para o concelho, nomeadamente o Centro Hospitalar Cova da Beira, Hipermercado, Centro Comercial, Banco etc.. Com um crescimento populacional de 51% em relação aos últimos censos esta vila é actualmente a quinta maior em população no concelho.

É servida por uma boa rede viária a qual permite rápidas deslocações entre a sede de concelho e a freguesia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Boidobra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.