Bombarral

Bombarral
Sub-região Oeste



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"bombarral","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Bombarral é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região Oeste, com cerca de 5.500 habitantes.

O concelho de Bombarral está inserido numa fértil região agrícola, fruto do trabalho dos monges de Alcobaça, de pereiras, de colonos e de agricultores e ainda da natureza em si. Tem uma situação geográfica privilegiada, encontra-se no extremo Sul do Distrito de Leiria, no centro da Região de Turismo do Oeste, a 75 km de Lisboa e a 20 km do Oceano Atlântico. Bombarral é sede de um pequeno município com 90,44 km² de área e 13.856 habitantes (2006), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã. Foi criado em 1914 por desmembramento do município de Óbidos. Actualmente a A8 é a sua grande via de comunicação.

Freguesias

História

Em termos de História, embora o nascimento do concelho de Bombarral remonte apenas a 29 de Junho de 1914, existem aqui vestígios de fixação humana desde os primórdios da pré-história: Gruta Nova, Lapa do Suão, fortificação neolítica da Columbeira e o Castro de São Mamede são disso bons exemplos.

Com a formação de Portugal e por doação de D. Afonso Henriques, em 1153 os seus terrenos passaram a pertencer aos monges de Cister. Mais tarde, por aqui passaram e pernoitaram vários reis de Portugal e também D. João I de Castela. Aqui esteve D. João I de Portugal, antes da batalha de Aljubarrota, acompanhado do seu Mantieiro-mor, Luís Henriques, na casa da coutada, mais tarde paço e hoje Câmara Municipal.

No dia 17 de Agosto de 1808, o seu solo foi palco da luta pela independência com a já afamada Batalha da Roliça, na qual o exército anglo-luso, comandado pelo General Wellesley, futuro Duque de Wellington, se sagrou vencedor. Deste modo, o Bombarral não se pode dissociar da formação da nação e da sua luta pela independência e libertação.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Bombarral","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.