O Grupo de Bombeiros Voluntários Brasfemense, da freguesia de Brasfemes, concelho de Coimbra, foi fundado em 30 de Julho de 1939 e com aquela designação se manteve até 1980, altura em que passou a denominar-se Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
História
Foi durante muitos anos o principal pólo aglutinador de toda a população, pois para além de desempenhar a função para que foram criados combate a incêndios, emergência médica e transporte de doentes para hospitais clínicas e casas de saúde, desempenharam, paralelamente uma função cultural e recreativa.
Foram nas primeiras décadas do século passado e até finais dos anos setenta que os Bombeiros Voluntários Brasfemenses mantiveram no seu seio um papel muito importante na divulgação do teatro popular, realização de bailes para a população, sala de cinema e, concomitantemente a revelação da televisão quando esta começou a dar os ‘primeiros passos’. As condições existentes durante várias dezenas de anos eram degradantes e só a vontade inequívoca de mulheres e homens conseguiram ultrapassar as adversidades sempre imbuídos do espírito de bem servir, desinteressadamente, a população do concelho de Coimbra.
Desde 30 de Janeiro de 2005 com esforço, sacrifício e boa vontade de muita gente, os Bombeiros Voluntários de Brasfemes dispõem de instalações condignas. Sem serem exuberantes, privilegiou-se a funcionalidade em detrimento da magnificência e concretizou-se uma velha aspiração de gerações de bombeiros.
Missão
Os Bombeiros Voluntários de Brasfemes, porque têm a função de prevenção de riscos, fazem periodicamente na sua área de actuação (zona norte do concelho de Coimbra) acções de sensibilização junto das populações, escolas básicas e secundárias para que esses riscos diminuam ou deixem de existir. É nesta perspectiva que se enquadra o nosso Corpo de Bombeiros que está situado numa ampla mancha florestal, com os inerentes riscos de incêndios florestais.
Para além desta frente os Bombeiros Voluntários de Brasfemes estão envolvidos, habilitados e solicitados como posto de Reserva do INEM, nas seguintes locais prioritários de acidentes rodoviários e de matérias perigosas:
- IP3
- Sub Lanço – Nó A1 / Souselas Kms 41,00 a 46,45 [Ambos os sentidos]
- Sub Lanço – Nó Souselas / Nó Lorvão Kms 46,45 a 53,50 [Sentido Poente Nascente]
- A14 – Sub-Lanço Nó Coimbra Norte/Nó de Ançã | Kms 41 a 35 [Sentido Nascente / Poente]
- A1
- Kms 189,240 a 209,250 [Sentido – Sul / Norte]
- Kms 209,250 a 153,775 [Sentido – Norte / Sul]
- IC2 – Nó Trouxemil/A1 até Coimbra
Ultrapassam uma centena as Intervenções na área de Emergência Médica que mensalmente são efectuadas pelo nosso Corpo de Bombeiros.
Todos aqueles a quem servimos têm o direito de esperar deste Corpo de Bombeiros que trabalhemos neste projecto comum, com sentido de responsabilidade e competência na acção, serenidade e seriedade na palavra, em suma num espírito de solidariedade e determinação. Numa única frase: servir a comunidade. Corpos Sociais, Corpo Activo, Quadro de Reserva, Honra, Academia e Fanfarra, somos quase duas centenas de pessoas, que formam uma grande equipa e que tudo fazem para que o Concelho de Coimbra esteja mais seguro.
Ligações externas
- Site da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes
- Site da Câmara Municipal de Coimbra
Artigos relacionados com Brasfemes
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Brasfemes - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários