Britelo

Britelo
Celorico de Basto



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"britelo-celorico-de-basto","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Britelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico de Basto, com 6,61 km² de área e 2.542 habitantes (2001). Densidade populacional de 384,6 hab/km². É a freguesia sede do município e a única a integrar a vila de Celorico de Basto. O Presidente da Junta, é o Sr. Manuel Mesquita Alves Fontes, eleito pelo PSD.

A freguesia de Britelo, sede do concelho de Celorico de Basto, situa-se no extremo leste do município e no seu limite com o distrito de Vila Real. Veade, Ourilhe, Gémeos e Arnóia são as suas fronteiras.

História

É uma região fértil em monumentos dolménicos e castrejos, locais onde se terão fixado os primeiros habitantes. A «civitas» que existiu um pouco mais para sul, no castelo de Celorico, terá sido a origem de tudo. O povoado pré-histórico de Foral num topo ocupado por um pinhal, a noroeste do lugar de Crespos. Aí se recolheram artefactos diversos, como cerâmicas de fabrico manual sem qualquer decoração. O sítio arqueológico da Fraga, medieval, encontra-se num afloramento granítico contíguo ao povoado de Bouça de Mosqueiros. É composto por uma inscrição numa cruz simples.

Segundo as Inquirições de 1258, o território da freguesia, que até aí pertencera a vilãos-herdadores, passara a pertencer nesse ano a D. Maria Gonçalves, filha de D. Gonçalo Mendes. Em termos administrativos, esteve sempre integrado no termo de Celorico de Basto, mas só em 21 de Abril de 1719, por provisão de D. João V, passou a ser a cabeça do concelho.

Toponímia

O nome da freguesia é de origem obscura. Ainda assim, pode apontar-se para o diminutivo medieval de Brito ou para o nome romano Brittus.

Património

Pelourinho

O facto de ser a freguesia-sede permitiu à freguesia reunir um património edificado de grande relevo. O Pelourinho de Celorico de Basto simboliza a sua independência municipal. Classificado como Imóvel de Interesse Público, foi construído em 1734, na sequência da decisão real de mudar para aqui a sede do concelho. É um Pelourinho de roca, com remate esférico, do qual apenas resta, de origem, a base, a coluna e o capitel.

Edifício da Câmara Municipal de Celorico de Basto

O edifício da Câmara Municipal de Celorico de Basto, situado no centro da vila, foi construído na viragem do século XVIII para o século XIX. Um imóvel neoclássico, de planta rectangular, com dois pisos e acima deles uma mansarda.

Igreja Matriz de São Pedro

A Igreja Matriz de São Pedro já é referida em 1045, embora o actual edifício seja muito posterior. De características barrocas e neoclássicas, denunciadoras de uma construção setecentista / oitocentista. Planta em cruz latina, com nave única. Merecem destaque, no interior, os retábulos em talha neoclássica. O altar-mor é em granito e mármore.

Capelas

Ainda a nível religioso, a Capela de Nossa Senhora da Saúde (devoluta, no lugar da Venda Nova), a Capela de Nossa Senhora da Conceição (1908, neoclássica, situada no largo Prof. António Alves de Moura) e o Cruzeiro dos Centenários de Britelo (lugar da Cruz) merecem algum destaque.

Quinta e Casa do Prado

A Quinta e Casa do Prado, na avenida da República, terá sido edificada nos séculos XVI (torre) e XVIII (casa). É um conjunto quinhentista, com portal principal oitocentista e jardim de buxo típico da região. A casa, ou casa-torre, é barroca e de planta em U, com um pátio para a parte posterior. No extremo de um dos braços, uma torre ameada. A fachada principal, simétrica, tem no centro uma loggia.

Outros pontos de interesse

No que diz respeito ao património senhorial, visite-se ainda a Casa dos Mosqueiros, a Casa da Vinha de Cima, a Casa Barroso e a Quinta da Corredoura. Há ainda vários outros pontos de interesse com destaque para a zona ribeirinha e o parque de campismo.

  • Cruzeiro no lugar da Cruz
  • Estátua de São Pedro na Avenida da Esplanada
  • Miradouro
  • Estátua do cardeal D. António Ribeiro na praça do mesmo nome
  • Nicho de Nossa Senhora de Fátima no final da Avenida João Pinto Ribeiro
  • Estátua de João Pinto Ribeiro

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Britelo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.