Bugalhos

Bugalhos
Alcanena



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"bugalhos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Bugalhos é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 16,39 km² de área e 1.172 habitantes (2001). Densidade: 71,5 hab/km².

História

A fundação de Bugalhos data de 1219, o que faz desta freguesia uma das mais antigas da região. Está situada a sudoeste do Concelho e compreende ainda os lugares de Filhós, Pousados e Casais Romeiros. Em 1521 contava já com 78 vizinhos, cerca de 350 habitantes, sendo, nessa data, mais populosa do que Alcanena. A freguesia foi criada em 1712, anteriormente a esse data era vigararia anexa ao priorado de Santa Maria de Torres Novas, concelho a que ficou a pertencer mesmo após a sua separação, até à criação do concelho de Alcanena.

No lugar de Filhós, aproveitando o curso do Alviela, encontram-se algumas azenhas destinadas à moagem e uma fábrica de curtumes, que se encontram em estado de ruína, exceptuando uma delas.

Estas azenhas possuem as obras de hidráulica necessárias para desviar o curso do rio (açudes, canais de derivação). A primeira das azenhas data de 1904, tem três bocas, a segunda tem duas bocas e ambas usavam uma roda grande como se comprova pelas marcas deixadas nas paredes.

Actualmente, é ainda possível apreciar as suas condições de produção, funcionamento e habitação e extrair importantes dados sobre a sua actividade, de grande significado para o conhecimento das actividades económicas da freguesia e da região, mas toda esta informação corre o risco de desaparecer a breve trecho, irremediavelmente perdidas estão já todas as suas componentes metálicas, devoradas pela poluição do Rio Alviela.

Ali perto, existe uma ponte militar que dá um ar pitoresco ao lugar. No Sórinho existem mais duas azenhas e uma antiga fábrica de curtumes com 16 açudes e correspondentes quatro condutas de despejo para o rio. Um pouco à frente, encontra-se o Mouseiro que é, hoje em dia, a única moagem em funcionamento, mas que se viu na necessidade de utilizar a energia eléctrica, pois a poluição do rio destruiu-lhe a roda. A paisagem da freguesia é ainda enriquecida por vários aquedutos.

Economia

É uma freguesia tipicamente rural, onde a pecuária, o vinho e o azeite têm uma considerável importância no conjunto da sua economia. De referir também a pequena indústria e o pequeno comércio.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Bugalhos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.