Cabanas de Tavira

Cabanas de Tavira
Tavira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cabanas-de-tavira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cabanas de Tavira é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 6,31 km² de área e 1.070 habitantes (2001). Densidade: 169,6 hab/km².

A freguesia foi instituída em 12 de Julho de 1997, e a localidade elevada a vila em 12 de Julho de 2001. A sede desta freguesia é a própria povoação e a sua padroeira a Nossa Senhora do Mar. Cabanas oferece a todos aqueles que a visitam um rico património natural, através da sua fauna e flora que aliado, à diversificada oferta de alojamentos e restaurantes, proporciona a todos verdadeiros de momentos de bem-estar e satisfação.

História

A história de Cabanas remonta ao ano de 1734, data em que a armação do atum iniciou a sua actividade e originou a criação das primeiras cabanas indispensáveis à recolha dos apetrechos de pesca e ao alargamento da companhia. Durante mais de 20 anos foram feitas referências às cabanas apenas como residência sazonal, no entanto só por volta de 1757/58 é que alguns pescadores optam por construir as suas casas a título permanente. A primeira referência ao nome da povoação de Cabanas surge numa escritura de venda de uns terrenos freguesia da Conceição, no ano de 17471. Naquele documento é referida a “Praia das Cabanas da Armação dos atuns” e as “Cabanas da Barra”.

Economia

Fortemente ligada às artes piscatórias, esta freguesia possui uma área de 3.480 hectares e conta com uma população de 1.106 habitantes (Censos 2001), embora este número aumente, consideravelmente, na época estival, fruto do elevado desenvolvimento turístico da vila.

Em 21 de Junho de 1997, Cabanas foi constituída como freguesia, após ter sido desanexada da Conceição em 12 de Julho de 19972 e, em 19 de Abril de 2004, foi elevada a vila.

Actualmente, a freguesia, ainda, se dedica à pesca, contribuindo para o enriquecimento da gastronomia local, com produtos como o atum, lingueirão, as conquilhas e amêijoas. Apesar de intimamente ligada a esta actividade, Cabanas vive, também, do turismo, sendo a freguesia do concelho que mais visitantes recebe, ao longo do ano. O salto para o incremento e dinamização desta actividade verificou-se, em 1973, ano que Cabanas viu nascer a primeira unidade hoteleira: Aldeamento Pedras da Rainha. A construção desta infra-estrutura para além de permitir a vinda de turistas a esta terra, possibilitou, igualmente, a criação de um elevado número de postos de trabalho. A partir daí, o futuro da povoação revelou-se promissor, apostando, claramente, nesta força: o turismo.

Património

Capela de Nossa Senhora do Mar

A Capela Nossa Senhora do Mar foi inaugurada, em 24 de Abril de 1994, e possui no seu interior uma imagem em honra desta santa, a qual foi adquirida pela população. Actualmente, este espaço está a ser alvo de intervenção. A concepção arquitectónica da ampliação e remodelação da capela baseia-se na imagem de um barco, numa referência à actividade piscatória da vila.

Forte São João da Barra

Na marginal à esquerda, e sempre junto à Ria Formosa, situa-se o Forte São João da Barra. Este imponente exemplar de arquitectura militar portuguesa foi mandado construir, em 1656, pelo Conde Val de Reis, no reinado de D. João IV, e reconstruído, em 1973.

Espaços Naturais e de Lazer

Praia

De regresso à marginal encontra-se um pequeno cais de embarque que o leva até ao outro lado da Ria Formosa, mais concretamente, até à praia de Cabanas-Mar. Aqui para além de usufruir do sol e mar, poderá, também, aproveitar para contemplar a beleza da paisagem natural e dar longos passeios pelo areal.

Ria Formosa

Todavia, se preferir ficar na vila, aproveite para apreciar a calmaria das águas da Ria Formosa que se estendem ao longo da vila, num azul cristalino.

Campo de Golfe Quinta da Ria

Retome a EN 125 em direcção a Vila Real de Santo António, à direita, vislumbra-se o Campo de Golfe Quinta da Ria, num cenário onde o verde dos campos se mistura com os azuis do céu e do mar, constituindo, por si só, um belo e um inesquecível encontro com a natureza.

Nesta terra de sol e mar, de gentes simpáticas e acolhedoras, conhecedoras de saberes gastronómicos que a todos deliciam, sem esquecer a praia de areia fina e água límpida e quente, estão criadas as condições para um destino turístico privilegiado.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cabanas de Tavira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.