Cabeça é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 8,55 km² de área e 229 habitantes (2001). Densidade: 26,8 hab/km².
A arquitectura das casas é típica da Beira Alta e, na sua maioria, são construídas de matérias-primas existentes na freguesia, ou trazidas de outras aldeias próximas. As últimas a ser construídas já não obedecem a estes parâmetros mas respeitam os planos para o Parque Natural da Serra da Estrela. Está localizada numa vertente de declive bastante acentuado, cujo vale bastante encaixado chega a atingir mais de mil metros de altura, o que leva a que a Cabeça apresente um conjunto de áreas de enorme riqueza em termos de flora e de fauna.
A sua população vive em grande parte da agricultura e da pastorícia.
História
Pensa-se que o seu povoamento é anterior à chegada dos Romanos à Península Ibérica, contudo, há menção da aldeia em documentos dos séculos XI e XII, onde está referida por fazer parte do termo de Loriga, e, segundo José Dias Pinto, "constituindo com ele um todo, possuído por D. João Viegas (ou D. João Ranha), depois de confiscado por D. Afonso Henriques aos anteriores donatários, por não se lhe sujeitarem". A 13 de Janeiro de 1800, recebeu o Alvará da Freguesia da Cabeça assinado por D. João VI. Pertenceu à Relação do Porto até à criação da de Coimbra.
A 24 de Outubro de 1855, deixa de fazer parte do antigo concelho e paróquia de Loriga e passa a ser englobado no concelho de Seia.
Aparece mencionada em vários documentos como: Casais da Cabeça, Cabeça de Romão, São Romão de Cabeça, São Romão do Casal da Cabeça e Casal da Cabeça. Crê-se que ficou com a designação final de Cabeça por razões de simplificação de nome, pois ao longo dos séculos foi o único que não foi alterado, e para não ser confundida com o nome da povoação mais próxima, que é Casal do Rei (Vide).
Heráldica
Brasão
Escudo de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro: "CABEÇA"
Simbologia
Em chefe, duas esporas de ouro, postas em pala, que representam as lendas, as tradições e antiguidade do povoamento que as mesmas tentam justificar. Ovelha de prata passante, realçada e ungulada de negro, representando as actividades económicas, com destaque para a tradicional pastorícia. Penhasco de prata, realçado de negro e movente da ponta, que representa a localização geográfica da freguesia, que assenta na Serra da Estrela.
Bandeira
Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Personalidades
- António de Almeida Santos, ministro em vários governos e ex-presidente da Assembleia da República.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Seia - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários