Cabração

Cabração
Ponte de Lima



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cabracao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cabração é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Lima, com 16,43 km² de área e 155 habitantes (2001). Densidade: 9,4 hab/km².

A freguesia de Santa Maria da Cabração é uma pequena aldeia minhota situada nas fraldas da Serra d’Arga cuja origem se perde nos tempos. Pertence administrativamente ao concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo e limita a norte com o concelho de Paredes de Coura.

História

Situada na montanha, mas de terra fértil, Cabração dista cerca de 14 quilómetros da sede do concelho. Toda, ou parte da freguesia, pertenceu ao Mosteiro de Vitorino de Donas. Teria sido uma quinta de algum nobre godo, o que se colige de uma escritura que as freiras do mosteiro levaram quando foram para o Convento do Salvador de Braga.

Ali se diz que:

"Indo D. Afonso Henriques à caça dos javalis, a esta freguesia, que é na serra de Arga, acompanhado de Nuno Velho, Sancho Nunes, Gonçalo Rodrigues, Lourenço Viegas, Soeiro Mendes (o Gordo), Gonçalo Ramires e outros fidalgos, o abade de Vitorino, D. Fernando, lhes deu aí de jantar, junto à capela de Nossa Senhora de Azevedo, no fim do qual o rei lhe demarcou o couto."

Cabração é freguesia do arcebispado de Braga. Antigamente pertencia ao concelho de Ponte de Lima, mas era da comarca de Valença.

Diz-nos Pinto Leal que:

"No reinado de D. Sancho I (1187) o seu celleireiro, por estar a capella arruinada, quiz que se lhe pagassem certos direitos, ao que se oppoz a abbadessa D. Sancha, e venceu. Depois foi vigairaria da casa de Penteeiros. As freiras do convento do Salvador de Braga apresentavam aqui o vigario ad nutum, que tinha - o passal, oito mil réis em dinheiro, 2 alqueires de trigo, 4 cabaços de vinho e a cêra para as missas conventuaes."

Referia-se ainda à abundância de caça nesta freguesia. Indicava ainda que em Cabração nascia "um ribeiro com o seu nome, ao qual também chamavam Cadoura".

Merecem referência especial nesta freguesia alguns dos seus cruzeiros, os quais simbolizam uma marcada influência do cristianismo nesta localidade. A história de Santa Maria de Cabração está associada à do Mosteiro de "Victorinho", criado, segundo o Padre António Carvalho da Costa, por D. Afonso Henriques. Este mosteiro terá sido extinto pelo rei D. Sancho I. No memorial feito pelo vigário Rui Fagundes sobre a avaliação dos benefícios eclesiásticos da comarca de Valença, organizado entre 1545 e 1549, sendo arcebispo D. Manuel de Sousa, Santa Maria da Cabração foi avaliada em trinta mil réis.

Lenda da Cabração

Após o recontro no Rêgo do Azar, quis D. Afonso Henriques voltear pelas montanhas próximas, caçando ursos e javalis. Convidou alguns poucos ricos-homens e infanções. Quando estavam no sítio que hoje se chama Cabração, apareceu muito açodado o Capelão das Freiras de Vitorino das Donas, que à frente de moços com cestos pesados andava desde manhã á busca do real monteador, com um banquete mandado do Mosteiro. Em boa hora vinha a refeição.

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República III Série de 17/11/2000.

Armas

Escudo de vermelho, monte de prata movente da ponta, suportando duas cabras de ouro, armadas e unguladas de prata, postas em cortesia; em chefe, dez abelhas de ouro, aladas de prata e dispostas três, quatro, três. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "CABRAÇÃO".

Bandeira

De amarelo, cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Festas e romarias

  • Senhora de Azevedo e São Sebastião (15 de Agosto)
  • Santo António (Domingo após 13 de Junho)

Património

  • Igreja paroquial
  • Cruzeiros
  • Lugar da Escusa

Artesanato

  • Tecelagem de linho
  • Mantas de farrapos

Bibliografia

  • Dicionário Enciclopédico das Freguesias
  • Freguesias-Autarcas do Século XXI
  • Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cabra\u00e7\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.