Cabril

Cabril
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cabril-pampilhosa-da-serra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cabril é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 34,47 km² de área e 309 habitantes (2001). Densidade: 9,0 hab/km².

Localidades

Esta freguesia dista cerca de treze quilómetros da sede do concelho e compreende os lugares de Cabril, Sanguessuga, Armadouro, Vale Grande, Ribeiros, Praçais, Vale Derradeiro, Algar, Foz do Ribeiro, Porto d'Égua, Vale Mosqueiro, Silva, Sobralinho, Malhou, Lomba da Senhora e Algar.

História

O lugar do Cabril viria a tornar-se sede da segunda freguesia do concelho da Pampilhosa, na primeira metade do século XVII, com os lugares de Praçais e Sanguessuga.

As memórias do cura do Cabril, Manuel Francisco, datadas de 26 de Abril de 1758, revelam que esta localidade era terra de El Rei, termo da vila da Pampilhosa, pertencia à Província da Estremadura, à comarca de Tomar e ao bispado da Guarda. Tinha 97 moradores e a paróquia compreendia a norte os lugares “Parasais, Sanguessuga, Melo, Sobralinho, todos pequenos”. A sul, Armadouro e Foz do Ribeiro, também pequenos. Os frutos em maior abundância eram a castanha e o azeite. Informa ainda que, “a freguesia tem lagares de azeite, cujos donatários, um é o Santíssimo Sacramento da mesma Igreja e o outro he José Cabral de Albuquerque, da vila da Pampilhosa. Tem também alguns moinhos de algumas pessoas para uso particular das suas casas. Tem dois pisonis postos pela câmara da Pampilhosa”.

A paróquia é de invocação de São Domingos pertenceu ao Bispado da Guarda até 4 de Setembro de 1882, altura em que foi transferida para o bispado de Coimbra. Desconhece-se a data da fundação da sua igreja paroquial, cujo pároco era cura e de apresentação do prior da Pampilhosa com quinze mil réis de renda. No entanto, tudo indica que esta terá sido edificada ou ampliada a partir da pequena capela já existente no lugar do Cabril.

Em 1758, existiam três ermidas na freguesia do Cabril:

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cabril","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.