Cachopo

Cachopo
Tavira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cachopo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cachopo é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 197,56 km² de área e perto de mil habitantes (2001). Densidade: 5,2 hab/km². Fez parte do concelho de Alcoutim até cerca de 1836.

A cerca de 40 km de Tavira encontra-se, em plena serra algarvia, a freguesia de Cachopo vestida do verde dos seus 53 montes. Com uma população envelhecida, Cachopo tem hoje cerca de mil habitantes que vivem, essencialmente, da agricultura, pecuária, apicultura e produção de cortiça. Envolta no seu encanto natural, esta freguesia proporciona a todos os seus visitantes uma plena sensação de bem-estar e possibilita o contacto com a verdadeira essência serrana: as suas tradições e costumes, as suas gentes, a sua gastronomia e o seu artesanato.

Além da riqueza paisagística e cultural, Cachopo é, também, rico em património histórico e arqueológico.

Artesanato

Lançadeira

O artesanato é uma actividade corrente na Serra do Caldeirão. A maioria das produções dão continuidade a uma tradição longamente enraizada, embora os seus produtos possam ter mudado de função e encontrado novas formas. Entre as produções feitas, em Cachopo, destaca-se a tecelagem. É aqui que surge a Lançadeira, oficina de artesãs, situada na Rua da Escola. Nos seus teares são criados, manualmente, peças de lã, linho ou algodão.

A par da tecelagem, as mulheres da serra sempre se dedicaram aos bordados e rendas, podendo, por isso, encontrar, na aldeia de Cachopo, malhas, trabalhos de ponto cruz, rendas e crochés.

Ferreiro e albardeiro

No largo da Igreja, é possível observar os trabalhos produzidos, nas oficinas do ferreiro e do albardeiro, nomeadamente, peças em ferro forjado.

Património

Igreja Matriz de Santo Estevão

No centro da aldeia, visite a Igreja Matriz de Santo Estevão, local de peregrinação datado de 1535.

Núcleo Museológico de Cachopo

Na Rua Matos da Casaca passe no Núcleo Museológico, instalado na antiga Casa dos Cantoneiros. Este núcleo etnográfico e antropológico retrata a cultura e os costumes do povo da serra. A criação deste espaço teve como objectivo dotar a freguesia de um equipamento que promova e valorize a cultura local, na perspectiva de um desenvolvimento harmonioso entre os saberes e a dinâmica da transformação da vida serrana.

Horário de funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira:
09h30 - 13h00 e das 14h30-18h00
Sábado, Domingo e Feriados:
(contactar o Centro Paroquial de Cachopo)

Moinhos de vento

Procure, ainda, conhecer os montes da Azinhosa, Graínho, Casas Baixas e o Monte de Alcarias de Baixo. Nalguns destes montes descobrirá a arquitectura serrana: casas em xisto ou caiadas, fornos comunitários, eiras, fornalhas e chaminés rendilhadas. Nesta zona encontrará os Moinhos de Vento, construções destinadas à transformação de cereais a partir da energia eólica. Actualmente, estes espaços estão em ruínas ou reconvertidos em habitações.

Casas circulares

Ao atravessar o Vale João Farto e a Navalha encontrará casas, vulgarmente conhecidas por palheiros. Estas construções em pedra e telhados de colmo ou junco da ribeira, de origem pré-histórica, servem para o armazenamento de alimentos para animais.

Antas

Junto ao monte da Mealha situa-se a necrópole, a antas das Pedras Altas (monumento funerário do neolítico) e em Alcaria Pedro Guerreiro é possível ver a Anta da Masmorra.

Fonte Férrea

Em direcção a São Brás de Alportel encontra a Fonte Férrea de Cachopo, cujo nome deriva da qualidade das suas águas ricas em ferro, rodeada por uma vegetação imponente. Vá em direcção ao Sítio da Feiteira. Aproveite a visita e percorra o Miradouro Natural do Cerro do Malhanito a 479 metros de altura, a partir do qual poderá usufruir de uma magnífica paisagem da serra e do barrocal.

Percursos Pedestres

A beleza natural desta freguesia permite percorrer dez rotas (definidas pela Associação IN LOCO) em torno dos Centros de Descoberta de Mealha, Feiteira e Casas Baixas, num total de 140 km.

  • Percurso D. Quixote (17 Km 6/ 8 horas): Casas Baixas-Amoreira/Cerro do Bicudo-Barranco da Junqueira/Graínho-Moinho Velho/Passa Frio-Casas Baixas
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, moinhos de vento e avifauna.
  • Percurso Fonte da Zorra (5km 2/ 3 horas): Casas Baixas-Barranco da Fonte da Zorra/Barranco do Porco-Casas Baixas
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, gado e avifauna.
  • Percurso dos Montes Serranos (9km 3/ 4 horas): Casas Baixas-Amoreira/Passa Frio-Amoreira
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, gado, avifauna e moinhos de vento.
  • Percurso Cerro de Sobro (16km 5/ 7 horas): Feiteira-Castelão/Cabeça do Velho/Cerro da Passaria-Seixo Branco/Pulo do Cão-Feiteira
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos e avifauna.
  • Percurso da Reserva (6Km 2/ 3 horas): Feiteira/Cerro Alto/Cerro da Eira da Capa-Feiteira
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos e avifauna.
  • Percurso do Malhanito (9km 4/ 5 horas): Feiteira-Fonte Férrea/Cerro da Portela da Bica/Malhanito-Feiteira
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, parque de merendas e avifauna.
  • Percurso do Vale das Hortas (13,5km 4/ 6 horas): Mealha-Barragem da Mealha/Vale das Hortas/Corte João Marques
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, parque de merendas, barragem, moinhos de água e palheiros.
  • Percurso da Masmorra (6km 2/ 3 horas): Mealha-Ribeirinha/Masmorra-Mealha
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, moinhos de vento, antas da Masmorra e palheiros.
  • Percurso das Antas das Pedras Altas (8,5 km 3/ 4 horas): Mealha-Antas das Pedras Altas/Barragem-Ribeira da Foupana/Azenha da Valeira-Mealha
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, moinhos de água, Antas das Pedras Altas, palheiros, barragem, parque de merendas e avifauna.
  • Troço Mealha-Casas Baixas (12Km 4/ 6 horas): Mealha-Antas da Masmorra/Alcarias Pedro Guerreiro-Portela Ruiva/Vale d’Ôdre-Casas Baixas
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, moinhos de vento, Antas das Pedras Altas, palheiros e moinhos de água.
  • Troço Casas Baixas-Feiteira (12km 4/ 6 horas): Casas Baixas-Cachopo/ Fonte Férrea/Ponte das Fontes Férreas-Currais/Rocha da Abrunheira- Alcaria Alta/ Cerro Formoso-Cerro do Gatão/Alcarnicosa-Feiteira
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, moinhos de vento, parque de merendas e avifauna.
  • Troço Mealha- Feiteira (17 Km 6/ 8 horas): Feiteira-Cerro da Eira da Capa/Estragamantes-Cerro da Gineta/ Valeira-Mealha
    • Pontos de interesse: Centro de Descoberta de Casas Baixas, montes, zonas florestadas, pontos panorâmicos, parque de merendas, avifauna, gado, palheiros e barragem.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cachopo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.