Cadaval

Cadaval
Sub-região Oeste



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cadaval","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Cadaval é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região Oeste, com cerca de 2.400 habitantes.

É sede de um município com 174,17 km² de área e 14.525 habitantes (2006), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Caldas da Rainha, a leste por Rio Maior e pela Azambuja, a sul por Alenquer, a sudoeste por Torres Vedras, a oeste pela Lourinhã e a noroeste pelo Bombarral.

O concelho de Cadaval situa-se no extremo norte do distrito de Lisboa, no ponto de confluência deste com os distritos de Leiria e de Santarém. Do ponto de vista geomorfológico, este concelho insere-se na orla ocidental, sendo atravessado, de oriente a sul, pela Serra de Montejunto, Área de Paisagem Protegida de âmbito Regional. A também apelidada “Varanda da Estremadura” constitui um importante pólo de atracção turística, sendo as suas grutas e algares, a sua fauna e flora peculiares e a Real Fábrica de Gelo, monumento setecentista, alguns dos pontos de interesse a visitar, naquela serra.

Economia

De acordo com os censos de 2001, o Cadaval possui uma população residente de 13.943 habitantes e a sua densidade populacional é de 80 habitantes por Km2, representando, em termos de densidade, o segundo valor mais baixo da sub-região Oeste.

Este território tem uma imagem marcadamente rural, possuindo mais de 1.700 explorações agrícolas (de acordo com o Recenseamento Geral da Agricultura de 1999) ligadas, sobretudo, às actividades vitivinícola e frutícola. De referir que 93 % dessas explorações pertencem a produtores singulares autónomos, ocupando uma área média de 4 hectares por exploração. Os seus vinhos e aguardentes foram já distinguidos com vários prémios, incluindo no estrangeiro, sendo, também, um dos principais exportadores nacionais de fruta, especialmente da denominada “Pêra Rocha”.

O Cadaval trata-se de uma área bem conservada, quer em termos agrícolas, quer em termos ambientais. A sua ruralidade (assente, sobretudo na vitivinicultura e fruticultura) faz do Cadaval um agradável concelho para residir.

Freguesias

As freguesias do Cadaval são as seguintes:

História

O concelho do Cadaval é uma região onde os vestígios da presença humana remontam à pré-história. Na Serra de Montejunto, em Pragança, foram localizadas grutas que terão servido de habitação durante o período neolítico.

A vila de Cadaval propriamente dita, que foi habitada pelos árabes durante a sua permanência na Península, recebeu foral em 1371, concedido pelo rei D. Fernando, beneficiando ainda da reforma administrativa empreendida por D. Manuel que, em 1513, lhe outorgou novos privilégios. D. João IV, ao, consumar a independência de Portugal relativamente à Espanha, fê-la cabeça de ducado, dando assim nascimento a uma das mais sólidas casas nobres do país. Mesmo assim, em 1895, a vila perde as prerrogativas de sede do concelho, que readquire no entanto três anos depois, a 13 de Janeiro, data que por este facto se transformará no Feriado Municipal.

Personalidades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cadaval","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.