Caldelas é uma freguesia portuguesa do concelho de Guimarães, com 2,72 km² de área e 5.252 habitantes (2001). Densidade: 1 930,9 hab/km².
Foi elevada a vila pelo decreto n.º 30 518 de 19 de Junho de 1940, sob o nome de Caldas das Taipas. A sede da freguesia de Caldelas é conhecida por Caldas das Taipas, devido às termas reconhecidas desde a presença romana. Localiza-se na estrada que liga Guimarães a Braga (EN 101). Dista cerca de 7 km da primeira e 14 km da segunda.
Termas
Da época dos romanos, que utilizavam as águas com qualidades medicinais, ficaram alguns testemunhos, como a Ara de Trajano, com inscrições ao imperador. Foram encontrados diversos vestígios dessa época no local onde se instalou o primeiro balneário, que entretanto foi reconstruído para o que hoje é conhecido como Banhos Velhos.
A descoberta de novas nascente de água e a necessidade de construção de novas instalações para as termas, determinaram a localização do que ficou desde então conhecido como Banhos Novos. Depois de um período de interregno, as termas retomaram o seu funcionamento nos anos 80 e têm vindo a desenvolver melhorias técnicas, com objectivo de alargar os serviços.
História
As qualidades paisagísticas foram outrora descritas por artistas escritores que eternizaram as belezas naturais: Ferreira de Castro e Ramalho Ortigão.
Contudo, a vila teve um grande crescimento quer em termos de população residente, quer em termos de aglomerado urbano. Este crescimento explica-se, num primeiro momento pela instalação expressiva da indústria de cutelarias e num segundo momento, pelo facto da proximidade de duas importantes cidades – Braga e Guimarães e da melhoria das facilidades de acesso às cidades. O crescimento, não tendo sido controlado, levou a situações de ruptura e a ligação rodoviária a Guimarães é feita com alguma dificuldade, devido ao elevado tráfego que se regista ao longo daquela via. Indelevelmente, aquele crescimento teve impactes negativos na paisagem e as descrições daqueles autores seriam hoje bastantes diferentes.
Para além das termas, existe na localidade um parque de campismo, um complexo de piscinas e um parque natural que margina o rio Ave, que em conjunto, vincam a forte vocação turística da vila, que é ainda potencial e expectante.
Economia
- Agricultura
- Indústria metalúrgica
- Comércio
Artesanato
- Objectos em chifre
Colectividades
- Banda Musical de Caldas das Taipas
- Clube Caçadores das Taipas
- Centro de Actividades Recreativas Taipense
- Associação Reflexo
- Rotary Club de Caldas das Taipas
- Centro Social Pe. Manuel Joaquim de Sousa
- Clube de Ténis
- Clube de Ténis de Mesa
- Clube de Caça do Vale do Ave
- Clube de Pesca
- CNE - Agrupamento 666 de Caldas das Taipas
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas
- Movimento Artístico das Taipas - Associação Cultural
Festas e Romarias
- São Pedro (Festas da Vila)
- São Tomé e Santo Ovidio
Feiras
- Semanal às segundas-feiras
Gastronomia
- Rojões com papas de sarrabulho
Património
- Lápide das Taipas (Ara de Trajano) ou Penedo de Trajano
- Ponte do Rio Ave ou Ponte das Taipas
- Parque com praia fluvial e termas
Avepark
Encontra-se em construção desde Junho de 2006, entre a vila das Caldas das Taipas e a freguesia de Barco, como pólo do Ave do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto onde em parceria com a Universidade do Minho, se prevê também a instalação, no âmbito de uma candidatura efectuada à União Europeia, do primeiro Centro Europeu de Excelência em território nacional (o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa).
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Guimarães - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários