Cantanhede

Cantanhede
Sub-região Baixo Mondego



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cantanhede","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Cantanhede é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região Baixo Mondego, com cerca de 5.004 habitantes.

É simultaneamente sede de freguesia e de um município com 392,18 km² de área e 38.860 habitantes (2006), subdividido em 19 freguesias. A unica paróquia existente na cidade pertence à diocese de Coimbra. O município é limitado a norte pelos municípios de Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia, a leste por Mealhada, a sueste por Coimbra, a sul por Montemor-o-Velho e por Figueira da Foz, a noroeste por Mira e a oeste tem costa no Oceano Atlântico.
O vinho de Cantanhede é reconhecido internacionalmente pelo seu sabor característico devido às condições de crescimento únicas da vinha.

O concelho obteve foral manuelino em 1514.

A cidade de Cantanhede tem conhecido grande evolução demográfica, económica e terciária nos últimos anos. Tendo diversos serviços de lazer, hospitalares e de ensino de grande relevo na região. Tendo sido construído recentemente um centro de pesquisas científicas.

Freguesias

História

Tradições

Biocant Park

Situado na cidade de Cantanhede, o Biocant Park é o primeiro parque português de biotecnologia. O parque tem como objectivo desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das Ciências da Vida, dando apoio a iniciativas empresariais de grande potencial. Este parque de biotecnologia dispõe de um centro de investigação e desenvolvimento em Biotecnologia, o Biocant, que tem como objectivo a criação de produtos e serviços inovadores na área da biotecnologia. O Biocant possuí um quadro próprio de investigadores de excelência e estruturado na forte tradição científica das Universidades de Coimbra e Aveiro. No Biocant funcionam as unidades de Biologia Celular, Bioinformática, Genómica , Serviços Avançados, Sistemas Biológicos, Biotecnlogia Molecular e Microbiologia. O Biocant Park possuí um centro de ciência júnior onde alunos de todo o país podem ter uma experiência como cientistas.

É no Biocant Park que está instalada a empresa Crioestaminal, empresa responsável pela criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical. O parque possui ainda a empresa Biocant Ventures, responsável por procurar gerar mais valias na compra, venda e licenciamento de tecnologias originárias do BIOCANT ou de outros laboratórios, centros de I&D e universidades com os quais estabeleça contratos nesse sentido. O Biocant Park disponibiliza lotes de terreno para construção de edifícios para empresas e centros de investigação em biotecnologia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cantanhede","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.