Cantar-Galo

Cantar-Galo
Covilhã



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cantar-galo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Cantar-Galo é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 5,70 km² de área e 2.492 habitantes (2001). Densidade: 437,2 hab/km².

História

É a uma das mais recente freguesia do concelho da Covilhã, tendo sido criada apenas em 29 de Agosto de 1989, aquando da sua desagregação das freguesias de Aldeia do Carvalho e de Conceição da Covilhã. Um processo que se iniciou devido à pouca atenção que era dada ao seu território, hoje formado pelos Bairros de São Vicente, Lameirões, Pousadinha, Alagoeiros e parte de São Domingos. O nome, assaz curioso, deve-se a um ribeiro muito antigo aqui existente, e que se chama exactamente Cantar-Galo.

As primeiras manifestações de desenvolvimento nesta freguesia, ocorreram a seguir ao 25 de Abril de 1974, tendo sido criadas as comissões de moradores e num trabalho conjunto com o povo e a disponibilidade da edilidade que cedia as máquinas foram abertas as ruas da freguesia, que durante os anos seguintes, até à criação de Cantar-Galo, se mantiveram em terra batida. Neste momento, são notórias as mudanças, como o asfaltamento das ruas dos diversos bairros que compõem Cantar-Galo, a água canalizada e o saneamento básico, pequenos arranjos urbanísticos foram tidos em conta para o bem estar da população, e foi construída a Escola Básica Integrada de São Domingos, à muito desejada pela população.

Património

Do património desta jovem freguesia, destaque-se uma casa antiquíssima, a chamada Casa do Brasão, situada no beco do mesmo nome. Reconstruída há pouco tempo, esta casa tem uma história de grande tradição, pois no passado foi uma pousada frequentada pela nobreza, que deu mesmo o nome ao lugar em que se encontra, Pousadinha.

Economia

A nível económico, tem alguma importância em Cantar-Galo a indústria, algumas das quais com destaque no contexto concelhio. A agricultura tem pouca expressão porque a freguesia se encontra numa área urbana.

Património

  • Capela de São Vicente de Paulo
  • Ponte de Cantar-Galo
  • Casa com Brasão

Heráldica

Armas

Escudo de prata, ponte de um arco de azul, lavrada de ouro, firmada nos flancos, encimada por galo de negro, cristado, barbelado, sancado e animado de vermelho, realçado de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CANTAR-GALO".

Colectividades

  • Centro Cultura e Desportivo Bairros de São Vicente de Paulo
  • Rancho Folclórico Unidos do Lameirão
  • Grupo Desportivo e Recreativo Unidos do Lameirão
  • Sport Clube Estrela da Pousadinha
  • Grupo de Jovens Os Galenses
  • Unidade Pastoral de São Vicente de Paulo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cantar-Galo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.